Como realizar devolução de ingressos para eventos cancelados

Se você se interessa pelo ramo de eventos e se preocupa com os efeitos do novo coronavírus para com seus negócios, clique aqui e confira algumas formas de como realizar reembolso ou devolução de ingressos para eventos cancelados. Boa leitura!

Publicado em 13/04/2020

Avalie este Artigo

Nos últimos tempos, vimos no mundo o surgimento e a proliferação de um novo vírus. Em poucos meses, o coronavírus assumiu status de pandemia – que diz respeito ao número de países e continentes afetados pela doença – e causou diversas mudanças nos nossos modos de viver.

Apesar de se tratar de um vírus novo, dentre as informações já conhecidas, sabemos que sua transmissão se dá de modo rápido, por meio do contato da mucosa com gotículas provindas de espirros, tosse ou da fala de uma pessoa infectada. Além disso, o vírus é capaz de sobreviver por horas e até mesmo por dias em certas superfícies, como é o caso do papelão.

A partir disso, de modo a diminuir a força de contágio do novo coronavírus, as primeiras medidas adotadas incluíram o fechamento de serviços e espaços capazes de reunir aglomerações, como a interdição de praias, a suspensão de aulas e o cancelamento e adiamento de eventos, sejam artísticos, científicos, governamentais ou comerciais.

Nesse sentido, realizar o reembolso e/ou a devolução de ingressos para eventos cancelados pode se configurar como uma problemática aos organizadores de eventos. Neste artigo, trataremos desse assunto e ofereceremos algumas outras possibilidades para seu negócio lidar com o coronavírus.

Adiando ou cancelando seu evento

Com a chegada do novo coronavírus no Brasil e sua rápida proliferação, pessoas com eventos marcados para as próximas semanas encontraram-se no meio de um dilema: se por um lado, tudo estava organizado para a grande data, por outro a orientação governamental é clara: a adoção do distanciamento social é necessária e se mostra como a única estratégia capaz de conter o avanço do coronavírus.

Desse modo, foram registrados tanto cancelamentos quando adiamentos de eventos e demais comemorações. Alguns cogitaram a realização do evento em espaços abertos, acreditando tornar mais difícil a proliferação do vírus. Entretanto, esta medida apresenta-se ineficaz, pois não garante que as pessoas adotarão distâncias seguras umas das outras.

Sugerimos que você considere remarcar seu evento, em vez do cancelamento. Proponha ao cliente manter o crédito em aberto para utilizações futuras, mas deixe disponível também a opção de devolução de ingressos para eventos cancelados.

Se optar por remarcar o evento, permaneça atento ao curso da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O adiamento de eventos para os meses de junho e julho, segundo alguns especialistas, não é indicado.

As projeções realizadas por meio da amostragem de outros países também afetados pelo coronavírus estima que os meses a partir de outubro apresentam-se como uma alternativa mais plausível.

O portal Organizando Eventos permite checar a disponibilidade de diversos serviços como Buffet para Eventos e artigos para festas, coberturas para eventos e decoração, de modo que a organização de seu evento ocorra da melhor forma possível.

Considere transformar o evento num evento on-line

Como realizar devolução de ingressos para eventos cancelados

Uma opção para quem não pretende cancelar seu evento ou não quer demorar quanto à devolução de ingressos para eventos cancelados é a transformação de seu evento em um evento on-line.

Se o acesso à internet já era presente e constante na realidade de milhões de brasileiros, em tempos de quarentena, o espaço virtual se apresenta como uma das principais formas de manter-se em contato com outras pessoas.

Diversas ferramentas, disponibilizadas por várias plataformas, garantem a transmissão e integração dos participantes de modo prático e fácil. Essa modalidade de evento comporta certas limitações e é focada para alguns grupos, indicada principalmente para a realização de cursos, workshops, oficinas, grupos de estudos e afins.

 

Devolução de ingressos para eventos cancelados

Como realizar devolução de ingressos para eventos cancelados

Se a decisão for pelo completo cancelamento do evento, alguns passos além da devolução de ingressos para eventos cancelados devem ser levados em consideração:

  1. Altere a descrição do evento em publicações, anúncios e em sua página, caso exista uma. Desse modo, você garante que novos interessados acessem as informações atualizadas;
  2. Explique o motivo. O cancelamento de eventos nesse período, afinal, tem como objetivo não pôr em risco a saúde, a segurança e a vida de uma população;
  3. Oriente os compradores com as informações para reembolso ou devolução de ingressos para eventos cancelados. Como sugerimos acima, proponha deixar o crédito em aberto para utilizações futuras.

Vale lembrar que a opção de devolução de ingressos para eventos cancelados deve ser oferecida mesmo caso seja decidido pelo adiamento do evento.

 

Permaneça atento ao curso do coronavírus no Brasil

Como realizar devolução de ingressos para eventos cancelados

Sabemos que, durante o período de quarentena, a economia brasileira se encontrará prejudicada e que muitos trabalhadores e empreendedores não poderão devidamente exercer suas atividades.

Entretanto, a pausa na oferta de serviços representa não somente a imposição de normas estabelecidas pelo estado, mas um compromisso ético da sua empresa ou serviço para com os clientes, preocupado sobretudo com seu bem-estar. O evento deve, afinal, ser inesquecível por meio de boas lembranças, e não pela infecção de pessoas queridas.

Embora uma de nossas sugestões seja o adiamento do evento para os meses do fim do ano como uma alternativa ao cancelamento de eventos, ainda assim vale a pena permanecer atento à curva epidêmica do coronavírus e às demais notícias e dados da doença. Desse modo, você pode orientar seus clientes da melhor forma possível.

A atenção ao curso da doença no Brasil e à disponibilidade de serviços de festas, como DJ, Som, Luz e Imagem, Garçons e Maitres para festas e eventos e estruturas e equipamentos para eventos, permite a oferta dos melhores serviços aos clientes nas novas datas, ainda a ser definidas.

 

Como realizar devolução de ingressos para eventos cancelados: conclusão

A pandemia do novo coronavírus determinou que os serviços de festas e eventos, urgentemente, pensasse em alternativas às adversidades desse período.

Sugerimos que seja, em vez do cancelamento, seja considerado o adiamento do evento. Em ambos os casos, a devolução de ingressos para eventos cancelados precisa ser disponibilizada ao cliente.

Além de tratar da devolução de ingressos para eventos cancelados, elencamos também outras sugestões que podem ajudar seu negócio a vencer esse momento demasiadamente delicado.

Esperamos que tenha gostado de nosso artigo com devolução de ingressos para eventos cancelados. No caso de qualquer sugestão, dica ou crítica, deixe-nos seu comentário.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39741 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...