Por que maio é o mês das noivas?

Por que o mês de maio é popularmente conhecido como sendo o mês das noivas? Existe alguma história por trás disso tudo, ou é só por que é o mês mais procurado para esse tipo de cerimônia? Descubra aqui tudo sobre esse assunto.

Publicado em 05/04/2019

Avalie este Artigo

Você já deve ter escutado muito a frase “o mês de maio é o oficial das noivas”, mas você sabe o porquê disso? Neste artigo, falaremos tudo sobre organização de casamento e traremos informações que vão te dar razões para afirmar que maio é mês das noivas.

Organização de casamento

 

Por que maio é o mês das noivas?

O casamento é uma das principais etapas (e uma das mais importantes) na vida de um casal. Esse é um grande momento de realização e oficialização do relacionamento, testemunhado e celebrado por amigos e familiares.

A organização de um casamento é igual a qualquer tipo de evento e deve ser realizado com antecedência de seis meses a um ano para garantir o seu sucesso. A organização passa por etapas essenciais, como: estipular o valor que será gasto (orçamento), lista de convidados (amigos e familiares mais próximos do casal), escolha do espaço da cerimônia e festa (lugares separados ou não: salões de festa, igreja, fazenda, chácara, sítio, entre outros), escolha da data e do horário, contratação de fornecedores (decoração do local, por exemplo), aluguel de mesas e cadeiras, fotografia (contratação de fotógrafos), aluguel de brinquedos infantis (caso tenha a presença de crianças na festa), buffet para casamento, bolo decorado, música (trios, bandas, músicos ou DJs), contratação de equipes de limpeza e de segurança e aluguel de vestido de noiva.

Para a realização dessas etapas, é essencial ter a ajuda de uma assessoria ou cerimonial para garantir que tudo ocorra com sucesso, sem imprevistos ou problemas.

Por que maio é mês das noivas?

 

Por que maio é o mês das noivas?

Há diversas razões que dizem que maio é mês das noivas, entre elas estão as temperaturas agradáveis e as flores que surgem no Hemisfério Norte, a associação com a consagração de Maria e a forte influência do Dia das Mães.

Muitos costumes que se prolongam na história da humanidade vêm do Hemisfério Norte, assim como o caso da escolha de que maio é mês das noivas. Países com baixas temperaturas permaneciam por um longo prazo sem a luz do sol e a falta de calefação nas residências também ditava os hábitos de alguns povos.

Diferentes sociedades esperavam a elevação das temperaturas para retomar os banhos, já que a água era muito fria em outros períodos. O frio diminuía no mês de maio, época mais fácil de encontrar flores para serem utilizadas em óleos, roupas e nos banhos, o que melhorava os odores corporais.

Com temperaturas elevadas, flores disponíveis para o uso na decoração e uso pessoal, assim como a menor incidência de chuvas, maio se tornou favorável para casamentos, já que permitia a reunião ao ar livre e a aglomeração de pessoas de maneira mais agradável. Outro hábito comum entre as noivas que surgiu foi o buquê que exala um cheiro agradável nas cerimônias.

Do ponto de vista do catolicismo, o mês de maio tem um significado importante: a consagração de Maria. Para a Igreja, o matrimônio está relacionado à pureza, formação de uma nova família e fortalecimento do compromisso com a fé. Esse mês apresenta uma simbologia para as noivas que desejam oficializar a sua união no cristianismo.

Antigamente, também era comemorado o Beltane, festival que promove o casamento cósmico entre o homem e a mulher. Há milhares de anos, nascia a tradição de unir casais durante todo o mês de maio. Sob a influência de Touro, as uniões nascem com solidez e estabilidade. Como Touro é um signo governado por Vênus, regente da beleza e do amor, ele também dá um toque sensual, contribuindo para uma lua de mel ainda mais romântica.

É dessas tradições pagãs que também originam vários hábitos das bodas que persistem até os dias atuais. Esse é o caso dos arranjos de flores, tiaras, guirlandas e até o buquê de noiva. Estes itens estão presentes há anos nas cerimônias de casamento, representando a fertilidade, sendo introduzido posteriormente na tradicional celebração cristã que recebe a noiva na porta da igreja.

Maio é época de fartura, e nas festividades antigas não se poupavam comidas e bebidas. Era comum cozinhar em grandes fogueiras, onde eram preparados vários tipos de quitutes, que depois eram decorados. Na festa de Beltane, era tradição que os convidados apreciassem um bolo de cevada ou aveia. Daí surgiu o famoso bolo de casamento.

Maio realmente é o mês queridinho das noivas?

Por que maio é o mês das noivas?

Realmente maio é mês das noivas; porém, o costume de realizar casamentos nesse mês anda perdendo cada vez a força. No Brasil, um estudo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontou que brasileiros preferem o mês de dezembro para realizar seu casamento.

Dezembro foi o mês que concentrou 12% de casamentos de 2012. Os entrevistados afirmaram que as férias de fim de ano e o 13º salário dão um pequeno empurrão na hora de decidir a escolha da data do casamento. Mesmo na Europa,  embora também creiam que maio é mês das noivas, não há um consenso na hora de unir em matrimônio.

Nos Estados Unidos, os casais preferem datas do mês de fevereiro. A proximidade com o Dia dos Namorados (14 de fevereiro), torna a procura pela época ainda maior do que em maio.

Se você ainda deseja manter essa tradição de se casar em maio, realize o seu desejo. O casamento deve ser do jeito do casal! Essa é a grande “regra”.  

O mês de maio é ideal para quem deseja realizar seu casamento em uma época boa do ano que não está nem frio nem muito calor, o que torna possível a realização de cerimônias ao ar livre e a decoração recheada de flores e cores!

Gostou do artigo falando sobre por que maio é mês das noivas? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. O melhor conteúdo sobre eventos da internet


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39764 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...