10 cuidados com higiene essenciais para eventos

Se você deseja mais informações quanto a segurança na realização dos eventos, certamente irá gostar de acompanhar algumas dicas de cuidados que devem ser adotados, quanto à qualidade da higiene que se emprega em eventos presenciais.

Publicado em 23/06/2022

Avalie este Artigo

A necessidade de adotar diversos cuidados quando da realização de atividades ao longo da pandemia de Covid-19, trouxe uma reflexão sobre as possibilidades de oferecer maior segurança para as pessoas.

As condições sanitárias e de higiene insatisfatórias expõem a todos aos mais diversos riscos à saúde. Nesse aspecto, o período mais agudo da pandemia demonstrou o quanto é necessário adotar cuidados com a higiene para preservação da saúde global.

Então, algumas medidas acabaram sendo incorporadas no cotidiano de muitas pessoas e empresas; inclusive naquelas que estão relacionadas a eventos presenciais.

A retomada das atividades com participações presenciais tem sido bastante incentivada, com grande adesão em shows e eventos de diversos tipos. Desse modo , as medidas de prevenção devem ser mantidas mesmo que em caráter menos restritivo e rígido, mas que possam dar mais segurança a todos.

Iremos então apresentar 10 cuidados com higiene essenciais para eventos.

1.      Manter a limpeza constante do espaço

10 cuidados com higiene essenciais para eventos

Um dos principais cuidados com higiene essenciais para eventos é que se tenha muita atenção e atuação constantes sobre a limpeza do espaço onde o evento será realizado.

Esse é um trabalho que exige equipes treinadas e atuantes para preparar a área antecipadamente deixando-a limpa. E continuar desempenhando esse papel durante a realização do evento.

E essa atividade requer treinamento e deve ser feita de forma a abranger todo o ambiente. Não somente em relação a pisos e instalações, mas também no que se refere a mesas e cadeiras usadas no evento.

É também essencial definir produtos adequados e de qualidade e que não provoquem reações alérgicas nas pessoas.

2.      Disponibilizar locais para higienizar as mãos

10 cuidados com higiene essenciais para eventos

Entre os cuidados com higiene essenciais para eventos, que se consolidaram durante a pandemia, está a a higienização constante das mãos.

Esse processo pode ser feito pelo uso habitual de lavagens em água corrente e sabão, ou com a aplicação de álcool em gel 70%. Claramente, se torna mais prático e pode ser disponibilizado em mesas ou mesmo junto aos pertences de cada participante.

Muitas pessoas passaram a transportar seu próprio álcool em gel, mas os eventos devem disponibilizar tal recurso para os participantes de forma acessível.

E também manter locais com pias, água corrente e sabão no local.

3.      Fornecer máscaras

10 cuidados com higiene essenciais para eventos

Embora as máscaras não sejam mais itens obrigatórios em locais públicos abertos ou fechados, muitas pessoas permanecem usando-as para se protegerem de várias doenças respiratórias e esse está entre os cuidados com higiene essenciais para eventos.

Nesse caso, os organizadores de eventos podem também disponibilizar a entrega desses acessórios. Consequentemente, as pessoas poderão se sentir à vontade em fazer uso e assim garantir que o risco de transmissão de doenças seja reduzido.

Esse cuidado deve ser adotado também pelos profissionais que mantêm contato direto com o público, visando sua própria proteção e dos participantes.

4.      Cuidados com a limpeza de materiais

Entre os destaques de cuidados com higiene essenciais para eventos está a limpeza, já abordada nesse artigo, quanto às instalações e mobiliário.

Mas a limpeza de itens de diversão como brinquedos fixos e infláveis, pratos e talheres e todos os itens que serão disponibilizados para contato pelos participantes e prestadores de serviços.

5.      Atenção com o preparo dos alimentos

Um dos mais importantes cuidados com higiene essenciais para eventos é aquele relacionado às condições adequadas de preparo e armazenagem de refeições e bebidas.

Selecionar um buffet de qualidade e que tenha padrões de controle seguros, permite que as refeições servidas não causem problemas para os participantes.

A higiene, quanto ao preparo e serviços de distribuição de alimentos, é fundamental para garantir um evento sem riscos.

6.      Escolha espaços ventilados naturalmente

Entre os cuidados com higiene essenciais para eventos este está relacionado as condições mais adequadas para que seja realizado com maior conforto e segurança.

Quando se escolhem locais abertos e bem ventilados os riscos de contágios de doenças respiratórias reduzem bastante.

Além disso, ocorre um impacto direto em custos com refrigeração e manutenção de condições para manter o processo em operação com os equipamentos indicados para manter a climatização local.

Privilegia espaços abertos e com ventilação constante para reduzir problemas e custos.

7.      Verifique as manutenções de ar condicionado

Quando realizar eventos em locais fechados, garanta que os equipamentos como ar-condicionados e ventiladores estejam com suas manutenções em dia e adequadamente realizadas.

Tais aparelhos, quando não bem higienizados, são fatores de risco para a transmissão e doenças.

8.      Cuide da apresentação de prestadores de serviços

Em eventos com a presença de garçons ou mesmo com as pessoas diretamente ligadas ao atendimento ao público, ter uma boa apresentação com vestimentas devidamente limpas e higienizadas garantem que as pessoas não corram riscos de serem expostas a problemas de saúde.

Isso também representa o cuidado dos organizadores quanto aos preparativos e atenção a todos os detalhes, trazendo mais segurança àqueles que usufruem desses serviços.

9.      Automatize os recursos de acesso ao local

Uma das melhores alternativas para garantir a higiene de um local é que sejam evitados os contatos das pessoas com equipamentos e controles de acesso e higienização.

Assim é importante investir em automação de controles e de acesso, bem como quanto ao uso de torneiras e equipamentos sanitários, para que sejam reduzidas as chances de transmissão de doenças.

Esse aspecto também representa um elemento bastante importante na avaliação do evento pelos participantes, por se referir a inovações e modernidade.

10.   Escolha locais que possam dificultar aglomerações

A escolha de ambientes amplos e que possam evitar contatos mais próximos entre as pessoas e aglomerações, ajuda a manter a saúde física e mental; além da segurança dos participantes e de todos os envolvidos no evento.

 

Considerações finais sobre cuidados com higiene essenciais para eventos

Várias ações devem ser adotadas quanto aos cuidados com higiene essenciais para eventos.

Nesse artigo destacamos as principais medidas que são indicadas para que se possam realizar eventos mais seguros e assim manter o bem estar e confiança em participantes e as próprias empresas que promovem os eventos.

Aproveite e nos deixe sua opinião sobre cuidados com higiene essenciais para eventos.

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39789 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...