8 cuidados com crianças em festas

Está querendo organizar uma festa para as crianças e não sabe como fazer isso? Sabe quais são os cuidados que devem ser tomados? Clique aqui e confira tudo sobre festas infantis e os maiores cuidados com crianças em festas.

Publicado em 13/04/2018

Avalie este Artigo
5

Está pensando em organizar uma festa em que a maioria dos convidados é criança? Você sabe quais são os passos de organizar uma festa? Quais são os cuidados com crianças em festas? Neste artigo falaremos tudo sobre a organização de uma festa e quais são os cuidados com esse público tão especial. Acompanhe já!

Organizando uma festa

Para organizar uma festa é preciso ter em mente todos os pontos principais, como a lista com quantidade de convidados, o local que ocorrerá o evento, a data e horário, roteiro, decoração, entre outros. O orçamento também é incluído na organização e planejamento de uma festa para assim escolher os melhores serviços. Com tudo isso, é necessário fazer um checklist para verificar se tudo que foi planejado está sendo posto em prática.

Crianças em festas

As crianças são bem agitadas e adoram uma festa, principalmente quando é aniversário de algum amiguinho ou amiguinha. As crianças gostam de brincar, sendo assim é preciso ter várias atrações como personagem vivo, brincadeiras, recreações e brinquedos infláveis para garantir a diversão dos pequenos.

A decoração da festa deve estar de acordo com o tema escolhido, inclua balões coloridos e personalizados e até imagens dos personagens mais populares para chamar a atenção das crianças. O que não pode faltar são docinhos e salgados para festa, principalmente o bolo, que deve ser personalizado e bem atraente.

Cuidados com crianças em festas

Abaixo, listamos os maiores cuidados com crianças em festas. Confira:

1.       Idade das crianças

 

 8 cuidados com crianças em festas

O ideal é convidar crianças que tenham a partir de 4 anos, pois assim podem aproveitar a festa sem os pais por perto, sob supervisão de monitores. Você também pode convidar os pais, mas só no caso se a festa for de grande porte ou que conte com vários adultos.

2.       Quantidade de monitores

 

8 cuidados com crianças em festas

Um dos cuidados com crianças em festas é a contratação de monitores responsáveis em cuidar das crianças e, principalmente, pela correta utilização dos brinquedos e atividades recreativas. O monitor tem como sua principal função garantir diversão, monitorar e coordenar atividades, sempre focando na segurança das crianças. Para a contratação de monitores é preciso analisar a quantidade que estará presente e também o tipo e tamanho da festa para, assim, eles determinarem quais atividades irão entretê-las.

3.       Garanta a segurança das crianças

Um dos cuidados com crianças em festas é dobrar a segurança do local que a festa está sendo realizada. É preciso maior fiscalização na entrada do evento para evitar que qualquer criança saía do ambiente e corra perigo fora do local. Se possível, instale telas de proteção em janelas e também em outras formas de acesso ao exterior do local. Atenção maior a fios elétricos e outros itens essenciais à decoração ou à parte técnica da festa para que nenhuma criança sofra acidente.

Como na dica acima, contrate monitores que possam ficar cuidando das crianças. Por mais que os pais e responsáveis estejam na festa é preciso que tenha alguém olhando os pequenos, pois os pais e responsáveis podem se distrair, logo, precisa ter uma fiscalização apropriada.

4.       Jogos e brincadeiras

8 cuidados com crianças em festas

A diversão é sinônimo de jogos e brincadeiras. Caso não seja possível contratar profissionais como mágicos ou palhaços, procure separar alguém da equipe para ajudar a animar a festa. Além de selecionar jogos e brincadeiras que distraiam as crianças por bastante tempo, procure alugar serviços de brinquedos, como pula-pula, piscina de bolinhas, entre outros. No momento de contratar equipamentos de recreação é extremamente importante analisar se a empresa contratada é de confiança e se tem equipamentos de qualidade.

5.       Identificação

Um dos cuidados com crianças em festas é apostar na identificação das crianças, assim como crachás e pulseiras contendo nome, idade, identificação dos pais, tipo sanguíneo e um número de telefone para contato. Dessa maneira, caso ocorra algum acidente ou a criança se perca, ela será identificada facilmente e poderá ser encaminhada para os cuidados essenciais de forma correta.

Outra opção de segurança é dividir as crianças em grupos já no início da festa para que sejam apresentadas aos seus colegas.

6.       Primeiros socorros

Um dos principais cuidados com crianças em festas são os primeiros socorros, independentemente do tipo de evento. É preciso itens básicos, como curativos, analgésicos, entre outros medicamentos básicos. Além disso, é necessário ter um bombeiro e um profissional de enfermagem presente em seu evento para prestar atendimento às crianças que sofrerem possíveis acidentes. Já em casos de eventos maiores é importante contratar uma equipe de socorristas autorizada pelo Conselho de Medicina.

7.       Adultos responsáveis pelas crianças

A quantidade de adultos nos eventos para crianças varia conforme o tipo de evento, a faixa etária das crianças e o ambiente em que será realizado o evento. Um dos cuidados com crianças em festas é ter no mínimo um adulto para cada dez crianças.

Caso os pais não estejam presentes, ou responsáveis, cuide para que haja essa relação. Só assim será possível ter maior controle sobre as crianças.

 Esses adultos devem estar devidamente identificados para ser facilmente encontrados e apresentados às crianças no início do evento para elas terem noção de a quem recorrer caso ocorra algum imprevisto ou precisem de alguma ajuda.

8.       Defina os espaços a serem ocupados

Caso a festa seja realizada em uma área grande como um sítio é muito importante definir limites nos espaços que poderão ser ocupados durante o dia.

Essa atitude torna a vigilância mais fácil e evita que as crianças se percam ou acabem saindo da área do evento. Procure marcar o perímetro e coloque profissionais de segurança para que a organização seja comunicada caso ocorra algum problema, como uma criança sair sem o acompanhamento de um adulto responsável por cada uma delas.

Assim, será muito mais simples evitar acidentes e outros fatos imponderáveis que poderão se dar ao longo da festa e colocar em risco a integridade física dos pequenos. Vamos evitar isso a todo custo, certo?

Gostou do artigo sobre cuidados com crianças em festas? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Tudo sobre preparação de eventos você encontra aqui.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39680 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...