7 cuidados para segurança em eventos com aglomeração

Se você se interessa em assuntos relacionados a eventos e toda a estrutura para ter uma ocasião sem transtornos, é preciso ler informações valiosas sobre os cuidados a ser observados para a segurança em eventos com aglomerações.

Publicado em 06/06/2022

Avalie este Artigo

Quem organiza e participa de eventos sempre deseja que esses momentos possam ser desfrutados com segurança e a garantia de uma realização de sucesso, sem problemas.

Com a retomada dos eventos presenciais, a participação de maior número de pessoas vem sendo observada, principalmente em grandes eventos, realizados em locais abertos, como chácaras e espaços, como estádios de esportes ou outros, mas também naqueles de menor porte, como salões de festas e clubes.

Todos são passíveis de aglomerações, com riscos para a gestão de segurança dos locais e a necessidade de maior atenção quanto ao monitoramento e controle de situações que possam ocorrem e causem possibilidades de problemas.

Um evento que possa apresentar aglomeração tem de ser bem monitorado e serem adotadas condições seguras, para evitar danos aos participantes e até mesmo a exposição da marca da empresa que o realiza.

É necessário então ter maior cuidado quanto aos procedimentos de segurança que evitem problemas e tragam riscos para os participantes.

Neste artigo, vamos relacionar 7 cuidados para a segurança em eventos com aglomeração.

1.      O planejamento deve considerar a segurança em eventos com aglomeração

7 cuidados para segurança em eventos com aglomeração

Para se conseguir a melhor segurança em eventos com aglomeração, é preciso priorizar as condições para que ela possa ser efetiva.

E, para isso, é fundamental que no planejamento do evento a segurança seja evolvida desde a concepção do evento, visando agregar valor e sugerir ações a ser adotadas.

Segurança nunca deve ser considerada como uma despesa, mas sim como um investimento que valoriza uma marca e os eventos que patrocina.

2.      Contar com equipe de segurança treinada

A segurança em eventos com aglomeração requer qualificação, preparo, domínio e autocontrole das pessoas que atuarão no local.

A postura dos seguranças é fundamental para transmitir um ambiente controlado e que possa ser desfrutado sem desconfianças.

Essas equipes devem ter pleno domínio de suas atitudes para a contenção de tumultos e a garantia da ordem no local do evento.

E essa tarefa não é fácil, necessitando de pessoal experiente e treinado para tais atividades.

A escolha de empresa de segurança de qualidade é decisiva para a tranquilidade e o domínio das condições ideais no transcurso do evento com aglomerações.

3.      Avaliar a estrutura do local

A segurança em eventos com aglomeração necessita de uma avaliação da estrutura existente no local onde será realizado.

Condições de acesso, área de localização na cidade, saídas adequadas, boa sinalização interna, capacidade máxima conhecida, condições de atendimentos e primeiros socorros.

Todas são atitudes preventivas que auxiliam a manter maior controle sobre eventuais condições de riscos, e, em caso de suas concretizações, provoquem os menores danos possíveis.

É adequado também fazer avaliação das condições de instalações elétricas, hidráulicas e de combate a incêndios, assim como a previsão de uso de efeitos artificiais no evento.  

4.      Tenha um plano de contingência

Quando se efetua um levantamento de riscos, é possível verificar os controles existentes para minimizar que esses riscos sejam concretizados, ou atribuir ações de controle para acompanhar e evitar danos.

E o instrumento mais apropriado para esse levantamento é a elaboração de um mapeamento de riscos e de um plano de contingências, que permite se antecipar a situações indesejadas.

Nesses casos, deve-se ter uma preparação prévia que permitirá agir para conter problemas no evento, assim com ter um gerenciamento de emergências para que possam ser realizados os procedimentos de segurança.

5.      Grandes eventos necessitam de grandes atitudes de segurança7 cuidados para segurança em eventos com aglomeração

Embora aglomerações sejam mais normais em grandes eventos, eles podem ocorrer em casos de encontros menores, assim as atitudes de segurança em eventos com aglomeração devem ser adaptadas a cada situação.

Porém, a possibilidade de grandes riscos em eventos de grande porte está mais presente, e assim é necessário manter estratégias de monitoramento com filmagens e fotos e atuação mais efetiva, de preferência antevendo riscos e comportamentos que possam causar situações descontroladas.

Adotar recursos tecnológicos de identificação de metais, filmagens, circular pelo evento entre participantes, acompanhar comportamentos de grupos e eventuais desentendimentos devem ser verificados imediatamente e adotadas medidas de contenção em tempo real.

Essas ações permitem que o evento com aglomeração não seja impactado e que continue a acontecer sem transtornos.

6.      Eventos com aglomerações em ambientes menores

7 cuidados para segurança em eventos com aglomeração

Muitos eventos em locais com tamanhos mais reduzidos podem ser realizados com aglomerações, em razão da alta procura, descuidos nos controles de acesso e de emissão de convites, ou mesmo avaliação incorreta quanto à capacidade do local.

Nesses casos, as medidas preventivas de segurança devem ser mais bem avaliadas e fortalecer as condições de monitoramento e maior rigidez quanto ao acesso, atendendo às limitações estabelecidas no local.

Importante ainda em eventos fechados planejar ações para evitar entrada de armas ou objetos semelhantes (perfurocortantes).

É preciso maior atenção quanto a situações de escape seguro do local, evitando danos a todos.

7.      Avaliar se o local está autorizado para funcionar

Não existem estratégias de segurança que funcionem, se o local onde o evento será realizado está irregular e sem autorização de funcionamento.

É necessário comprovar que o espaço possui licenças e autorizações para funcionamento e quais são as atividades permitidas, além da capacidade máxima que o local comporta.

Esses cuidados são fundamentais para que se tracem as estratégias com maior garantia de que existe a possibilidade de o evento ser realizado em local autorizado e considerando a limitação de acessos.

Caso contrário, qualquer situação que ocorra pode trazer sérias consequências para a empresa e os responsáveis pelo evento.

Ainda deve merecer destaque a necessidade de pedir autorização e apoio dos órgãos de segurança públicos no sentido de garantir maior segurança para a ocasião; dessa forma, a comunicação com tais órgãos é fundamental para aumentar a segurança em eventos com aglomeração.

 

Agora você sabe como fortalecer segurança em eventos com aglomeração

Várias são as atitudes a ser adotadas para fortalecer a segurança em eventos com aglomeração.

Neste artigo, destacamos algumas delas para que possam servir como orientação de atuação, porém é importante contar com profissionais que possam auxiliar nessa tarefa e manter o evento em condições adequadas, com possibilidades de minimizar os riscos.

Aproveite e deixe um comentário com sua opinião sobre segurança em eventos com aglomeração.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39790 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...