10 dicas para festa junina sustentável

Para você que gosta de acompanhar assuntos sobre eventos diversos e as condições para organizar e realizar com sucesso tais iniciativas, precisa conhecer as dicas para festas juninas sustentáveis e que possam ser apreciadas por todos.

Publicado em 27/06/2022

Avalie este Artigo

Realizar um evento sustentável se tornou uma exigência de muitos participantes e realizadores que possuem um compromisso com as condições mais adequadas de cumprir uma proposta que respeite o meio ambiente.

E isso se aplica a empresas que trabalham com gestão biossustentável e que desejam ser um diferencial de mercado com uma atuação qualificada e consciência social e ambiental, destacando-se em relação aos concorrentes.

Festas juninas são momentos de muita descontração e que, por isso, podem estar sujeitas a atitudes inadequadas que comprometam o respeito à sustentabilidade. Com base nisso, passando a ser necessárias ações de parte de seus organizadores, para que tais situações sejam evitadas.

Por isso vamos apresentar 10 dicas para realizar festa junina sustentável.

1.      Disponibilize coleta seletiva

10 dicas para festa junina sustentável

Um dos fatores que impactam bastante na percepção e realização de uma festa junina sustentável é quanto aos cuidados com relação ao descarte do lixo antes, durante e após o evento.

Dessa maneira, é importante disponibilizar recipientes em abundância no local, com os destinos adequados do tipo de resíduo que deve ser depositado em cada um.

Para o final da festa, contrate coletores de reciclados para que possam dar o destino correto a esses resíduos, de modo que, possam gerar renda a esses profissionais. Com isso, usando o evento para cumprir uma função social importante, que está inserida no conceito geral de sustentabilidade.

2.      Utilize embalagens biodegradáveis

10 dicas para festa junina sustentável

Um cuidado importante para ter uma festa junina sustentável é quanto à geração de resíduos e de produtos que possam causar danos ao meio ambiente.

Por isso, a importância de usar embalagens e produtos biodegradáveis para que não afetem a natureza ou mesmo a saúde das pessoas.

Procure usar itens que a própria natureza disponibiliza e que podem ser usados como suportes de alimentos, não agredindo a natureza. Além de proporcionar estilo próprio à festa.

Essas iniciativas contribuem para formação de uma maior consciência ambiental em todos que participarem da sua festa.

3.      Não use descartáveis

Uma festa junina sustentável tem de priorizar a eliminação de descartáveis o máximo possível.

Optar por pratos e talheres e demais artigos da festa que sejam biodegradáveis ou que possam ser resistentes a desgastes e perdas. Dessa forma, podendo ser reaproveitados.

Trata-se de uma excelente maneira de contribuir para a sustentabilidade da festa.

Elimine os canudos de plástico e opte pelos ecologicamente adequados, avalie o uso de demais artigos que sejam destinados a manter o compromisso ambiental do evento.

4.      Prefira itens personalizados e reutilizáveis

Para uma festa junina sustentável, é ideal que se ofereçam brindes personalizados e reutilizáveis que possam ser mantidos como lembranças importantes de uma festa marcante para todos.

Distribuir copos ecologicamente tratados e que possam ser usados pelos participantes após o evento, é uma ideia interessante, pois mesmo que sejam descartados não afetarão o meio ambiente.

Distribuir prendas usando artesanato, tem um sentido de compromisso social com profissionais que trabalhem com esses produtos. Eles podem, assim, obter renda com as vendas para os organizadores da festa.

5.      Cuide da decoração sustentável

10 dicas para festa junina sustentável

Para uma festa junina sustentável é preciso cuidar de todos os detalhes e a decoração é um elemento fundamental nesse processo.

Utilize elementos criativos e que possam transmitir a identificação com a sustentabilidade. Dessa forma, recorra a materiais reaproveitáveis e que possam ser reutilizados em outros momentos.

Reutilizar tecidos para criar belas toalhas, usar bandeirinhas de pano ou jornais usados, use madeira reaproveitada para construir as barraquinhas etc.

Deixe a criatividade solta e mantenha uma festa incrível.

6.      Evite desperdiçar alimentos e outros itens

Uma festa junina sustentável deve contemplar todas as possibilidades que a torne um exemplo de respeito ambiental e social.

Isso demonstra que a gestão da organização conta com uma visão ampla de como o evento pode impactar de maneira importante. Por exemplo, ao transmitir um exemplo para todos, em termos de atitudes comprometidas com o planeta.

Evitar que ocorram desperdícios de todos os elementos que estejam sendo oferecidos ao longo do evento é uma atitude que deve ser bem planejada. E executada com bastante cuidado e atenção, para que alcance sucesso.

7.      Cuidado com as diversões

Festas juninas sempre são bastante interessantes com uso de recursos que são específicos para elas.

Assim podem ocorrer a solta de balões, o momento de acender fogueiras, queimar fogos de artifício pelos participantes, todas são ações que podem trazer riscos de acidentes a pessoas e à natureza.

Priorize então a substituição desses elementos por diversão que não traga danos ou riscos de acidentes.

Crie uma fogueira estilizada, decore a festa com balões sem acendê-los, substitua os fogos individuais por painéis divertidos.

8.      Brincadeiras

De preferência, utilize materiais recicláveis em suas brincadeiras promovidas no evento.

Tenha em mente que usar produtos biodegradáveis sempre é o indicado para eventos que se demonstrem sustentáveis.

Recorra a tarefas e brincadeiras que precisem de contato com a natureza e assim possam gerar maior integração com o meio ambiente.

Utilize recorrer as prendas artesanais e que usem materiais não poluentes para evitar danos quando de seus descartes.

9.      Invista na estrutura mais adequada

Trabalhar com estruturas de qualidade e que possam economizar recursos com gastos com iluminação e consumo de recursos naturais, com emissão de carbono são essenciais para tornar seu evento mais ecofriendly.

Importante destacar esses diferenciais ao convidar os participantes, para que possam conhecer melhor as características de sustentabilidade do evento.

10.   Mantenha atenção a limpeza do local

Recolher os resíduos de maneira constante permite que o ambiente se mantenha sempre limpo e higienizado. Isso possibilita que não sejam acumulados lixos e itens que podem atrair insetos e até mesmo serem fontes de poluição no local onde o evento está sendo realizado.

Festas desse tipo contam com diversos aspectos que podem ocasionar sujeira, como consumo de pipocas e algodão doce, entre outros fatores que por distração podem ser lançados no chão.

Manter atenção à limpeza constante demonstra cuidado com o ambiente e compromisso em mantê-lo saudável.

 

Considerações finais sobre festa junina sustentável

Vimos algumas dicas para tornar sua festa junina sustentável e assim poder ter um evento de grandes possibilidades de sucesso e que contribua para um consumo consciente da parte de todos que participarem da festa.

Tornar um evento sustentável faz parte de uma estratégia de gestão de sucesso e que deve ser adotada pelas empresas.

Importante ainda destacar nos convites as ações que adotará para que seu evento seja sustentável e assim, também poder contar com a participação de todos nessa tarefa.

Então o que achou de saber sobre festa junina sustentável? Aproveite e deixe um comentário com sua opinião, assim estará contribuindo para a melhoria contínua de nosso conteúdo.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39812 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...