12 dicas para contratar os melhores profissionais de cozinha

Para você, preparamos uma leitura especial que tratará sobre um assunto fundamental em um evento: a culinária servida aos participantes. Para isso, daremos dicas para a contratação dos melhores profissionais de cozinha. Aproveite!

Publicado em 24/05/2022

Avalie este Artigo

Boas contratações de pessoal são sempre um desafio, e para alguns tipos de profissionais a necessidade de contar com a qualificação e diferenciais quanto aos serviços prestados é uma busca incessante, principalmente para empresas que precisam apresentar serviços diferenciados.

No segmento de eventos de culinária, a alimentação servida necessita de alto grau de profissionalismo e conhecimento em seu preparo, com a possibilidade de inovar e cuidar com cautela da seleção e da preparação do que será oferecido.

É necessário adotar cuidados e muita atenção ao contratar profissionais de cozinha, pois eles possuem diversas características específicas que fazem a diferença em suas especialidades e que trarão benefícios significativos na apresentação e na qualidade de suas criações.

Todos os níveis de profissionais que se envolvem nessas atividades precisam ter um perfil e um conhecimento profundo de suas tarefas, desde os ajudantes até os chefs de cozinha.

Importante perceber que em eventos, os diferenciais de Buffet principal, infantil e de coquetel, apresentação de bolos, preparação de doces e salgados aperitivos e até mesmo o conteúdo para atender coffee breaks tem de contar com profissionais experientes e que apresentem resultados que encantem a todos.

Neste artigo, vamos apresentar 12 dicas para ajudar a contratar os melhores profissionais de cozinha.

1.      Identifique as vagas que deverão ser preenchidas no processo de seleção

Para ter sucesso em contratar os melhores profissionais de cozinha, é preciso definir e identificar com clareza o tipo de vaga que oferecida, e, a partir daí, estabelecer um perfil do profissional que se deseja.

Traçando as necessidades que você deseja que sejam preenchidas e a quantidade de vagas, o processo de seleção se tornará mais assertivo e com mais possibilidades de encontrar o profissional mais apropriado para a vaga.

2.      Tenha uma estratégia de seleção

12 dicas para contratar os melhores profissionais de cozinha

Estabelecer uma estratégia de seleção, baseada no perfil desejado, é uma excelente forma de contratar os melhores profissionais de cozinha.

Uma boa estratégia tende a encontrar candidatos qualificados e com mais rapidez, pois o processo estará direcionado de modo mais definido e com os critérios de busca mais bem estabelecidos, auxiliando os profissionais de seleção a encontrar os profissionais corretos.

3.      Elabore a divulgação de vagas

Ter uma boa estrutura de divulgação é um passo importante para contratar os melhores profissionais de cozinha.

Utilizar canais específicos de divulgação de assuntos da área de alimentação e efetuar seus anúncios nesses canais é uma boa forma de ampliar o alcance de sua comunicação.

Usar as redes sociais de pessoas com o perfil escolhido também se torna uma excelente opção.

4.      Defina o processo de entrevistas

Planejar a forma como as entrevistas serão conduzidas é uma excelente maneira de contratar os melhores profissionais de cozinha com mais assertividade.

Tenha um roteiro para condução de sua entrevista e você conseguirá obter as respostas de que precisa para orientar sua decisão com maior chance de acerto.

Nessa etapa do processo de seleção, ganhar tempo com segurança é determinante para concluir a contratação.

5.      Defina os testes a serem aplicados

12 dicas para contratar os melhores profissionais de cozinha

Ao contratar os melhores profissionais de cozinha, é preciso garantir que a escolha recaia sobre aqueles que são mais capacitados e experientes, e esse é um desafio que, muitas vezes, não é identificado em outras etapas como a análise curricular ou entrevistas.

Então, é importante definir testes de aptidão e condução de suas tarefas, e a definição desses testes deve ser bem cuidadosa e simular situações que ocorrerão ao longo das atividades cotidianas.

Nessa etapa, é importante também incluir uma avaliação da habilidade quanto à criatividade e à inovação do profissional.

6.      Solicite indicações e referências

Para ser mais eficaz ao contratar os melhores profissionais de cozinha, você deve considerar a possibilidade de contar com indicações de outros profissionais da área.

Obter, também, referências de experiências anteriores permite identificar aquele profissional que mais atende às suas necessidades.

7.      Verifique a experiência do profissional

Analisar o curriculum é um critério tradicional e que pode ser um indicativo ao contratar os melhores profissionais de cozinha.

Esse é um cuidado que compõe todos os elementos do processo de seleção e que não funcionam isoladamente para suportar a decisão de contratação, mas como um elemento adicional importante para concluir sobre aspectos de seriedade e sobre alguns outros.

8.      Identifique o que o profissional espera de seu trabalho

Conhecer as motivações e as expectativas do profissional quanto a seus novos desafios na empresa é uma boa maneira de assegurar se ele possui um perfil que se encaixa em suas necessidades.

Uma situação que deve ser evitada é a de uma contratação que envolve muitos custos e muito tempo e que seja frustrada por ambas as partes devido ao não alinhamento de visões dessas partes, tendo, assim, de retomar o processo de seleção dentro de pouco tempo, causando impactos significativos a todos.

9.      Pesquise se o candidato possui valores que se aproximam com os da empresa

Além das expectativas do candidato, é importante, também, para uma seleção de qualidade, que os valores entre as partes – empresa e candidato – estejam alinhados.

Esse é um fator decisivo para que ocorra a motivação do profissional, e os resultados e parceria sejam duradouros e com a qualidade superior ao que se deseja.

10.   Adote políticas de retenção de talentos

Ao contratar os melhores profissionais de cozinha, é preciso entender que esse processo impacta a qualidade dos serviços e as condições de tempo e de investimentos nesse processo.

Então, o ideal é que seja trabalhada a retenção de talentos, adotando processos de estímulos e de benefícios que sejam diferenciais para reter o profissional, evitando, dessa forma, um turnover mais indesejado.

11.   Invista em qualificação contínua

12 dicas para contratar os melhores profissionais de cozinha

Uma excelente iniciativa de retenção e formação de talentos internos, e em um processo de adotar uma política de sucessão de líderes, é a preparação de novos profissionais.

Assim, é importante que os melhores profissionais tenham acompanhamento de outros, para que sejam treinados e, assim, possam assumir papéis em caso de ausência de seus líderes.

Investir em treinamento contínuo é fundamental para todos esses profissionais, sejam os experientes, sejam os iniciantes.

12. Conte com o apoio de especialistas na área para a contratação

Nesse processo de seleção, é importante que se conte sempre com o apoio de especialistas para acompanhar e orientar as entrevistas e os testes.

Tais especialistas podem exercer papel fundamental em buscar e assegurar as informações recebidas e avaliar as qualificações dos profissionais entrevistados.

Considerações finais para contratar os melhores profissionais de cozinha.

Várias foram as dicas apresentadas neste artigo para auxiliar o processo que visa a contratar os melhores profissionais de cozinha.

Esperamos que elas ajudem a aumentar seu conhecimento neste assunto e que você tenha sucesso nesse processo.

Não deixe de postar um comentário com sua opinião sobre contratar os melhores profissionais de cozinha.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39790 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...