9 dicas para organizar eventos de Carnaval 2020

Quer organizar uma festa de Carnaval para seus amigos e familiares ou até mesmo para a vizinhança, mas não sabe por onde começar? Confira aqui as melhores dicas que ajudarão você a organizar um evento com sucesso.

Publicado em 07/02/2020

Avalie este Artigo

Chegou o mês de fevereiro e com esse momento veio uma das festas mais esperadas: o Carnaval. Mas, fica a pergunta: existe uma forma única de se comemorar Carnaval? Quais são os tipos de festas que existem no país nesta época? Neste artigo falaremos tudo sobre essa data comemorativa e daremos as melhores 9 dicas de como organizar eventos de Carnaval 2020 com sucesso.

Carnaval

Carnaval é uma data comemorativa que antecede a quaresma, ocorrendo dia e noite, de um domingo para uma terça-feira, antecedendo a Quarta-feira de Cinzas.

Samba, a dança característica, não é nativo do Brasil, possui raízes em Angola e na África Ocidental com escravos, ainda no ano de 1600. Carnaval é uma festa muito divertida em que adultos e crianças podem apreciar, participar e se divertir vestindo fantasias, ou não. As fantasias podem ser desde super-heróis e até mesmo de palhaço!

Tipos de festas de Carnaval

Sim, é isso mesmo: são várias as formas de comemorar nesta época. No Brasil, ao menos, existem vários tipos de festa de Carnaval que ocorre, conforme cada estado, com ritmos diferentes. Porém, todas as festas são coloridas, alegres e divertidas.

Normalmente, ocorre o desfile das Escolas de Samba (julgadas por um júri que decide qual foi a melhor e a mais bonita, anualmente.

Em outros locais, ocorre o frevo e os bonecos em Olinda e Recife. Na Bahia, ocorre o desfile de trios elétricos com famosos e os blocos de rua com as marchinhas tradicionais.

9 dicas para organizar eventos de Carnaval 2020

Abaixo, listamos as 9 melhores dicas de como organizar eventos de Carnaval 2020. Confira:

 

1.       Orçamento

O orçamento é o primeiro passo no momento de organizar eventos de Carnaval 2020. Não adianta você querer organizar uma grande festa de Carnaval sem definir o valor que será gasto com todas as etapas ou não ter o suficiente para bancar tudo. Por isso, é extremamente importante analisar os recursos financeiros que estão disponíveis a você para, assim, ter certeza de que não terá problemas futuros na organização da festividade.

2.       Local

O próximo passo de como organizar eventos de Carnaval 2020 é escolher o ambiente que ocorrerá, e, para isso, é preciso saber a quantidade de pessoas que estarão presentes. Festas de Carnaval podem ser organizadas em espaços fechados (salão de festas), ou até mesmo na rua.

Se você deseja organizar um evento em local fechado o mais importante é verificar a disponibilidade, valor do aluguel e se a estrutura do local comporta a quantidade de pessoas que estarão presentes para assim evitar problemas como ultrapassar a quantidade e ocorrer lotação e se há banheiros o suficiente.

Mas, caso o evento ocorra n rua, as exigências também são maiores, como: quais vias serão ocupadas, qual será o horário e término, entre outros. Lembrando também de respeitar a “lei do silêncio”!

3.       Decoração

9 dicas para organizar eventos de Carnaval 2020

A decoração é outro passo que também deve ser realizado ao organizar eventos de Carnaval 2020. Uma festa de Carnaval também merece uma boa decoração no ambiente e você pode encontrar itens que remetam ao Carnaval em diversas lojas que tem diversas opções.

A ideia é optar por enfeites coloridos e com brilho, máscaras, confetes e serpentinas (atualmente existe os orgânicos, para evitar causar problemas ao meio ambiente), use e abuse das cores.

4.       Música

A música não pode faltar, então, dependendo do tipo do seu evento, você pode contratar um DJ profissional que montará uma playlist perfeita para sua festa de Carnaval, ou você pode contratar escolas de samba ou até mesmo grupos de samba para alegrar a sua festa e deixá-la mais divertida.

5.       A estrutura

Palco, som e iluminação são essenciais para um evento e que devem ser providenciados para a estrutura quando se quer organizar eventos de Carnaval 2020.

Para isso, é recomendado buscar fornecedores que garantem que tudo ocorrerá conforme o planejado para que o público consiga escutar os artistas, sem qualquer interferência. Além da estrutura de som, em uma festa na rua, é muito importante verificar se a prefeitura autoriza instalar banheiros químicos.

6.       Comidas e bebidas

Barracas com comidas ou o contrato de um Buffet devem estar no plano de organizar eventos de Carnaval 2020. Independentemente do fato de se a festa será na rua ou em local fechado, você pode montar barracas de comidas e bebidas para oferecer ao público; assim como cachorro quente, refrigerantes, algodão doce, churros, entre outros.

Mas, caso prefira contratar um Buffet, você pode dar preferência aos finger foods (comida que não precisa usar talheres). Para maior controle, você deve definir como será o consumo do evento: vendas no evento, open bar ou até mesmo venda de fichas.

Para as bebidas, a dica é escolher as mais refrescantes já que estamos no verão.

7.       As fantasias

9 dicas para organizar eventos de Carnaval 2020

Como estamos organizando um evento para o Carnaval 2020, as fantasias também não podem ficar de fora! Peça para que seu público venha fantasiado para deixar a festa ainda mais divertida.

Também é possível definir um tema para a sua festa para, assim, as pessoas já saberem do que podem ir vestidas, mas também é divertido deixar o tema aberto para as pessoas que desejarem usar e abusar da criatividade.

8.       Segurança acima de tudo

9 dicas para organizar eventos de Carnaval 2020

Uma das etapas mais importantes ao organizar eventos de Carnaval 2020 é contratar uma equipe que garanta a segurança do seu público. Não importando se o seu evento será realizado em local fechado ou na rua, é muito importante contratar uma equipe de segurança para garantir que o seu público fique protegido e deixando-os aliviados, podendo aproveitar mais a festa.

Contratar uma equipe de segurança garante que não ocorra algum desentendimento ou brigas. Busque profissionais que sejam qualificados e treinados!

9.       Divulgação

 A divulgação é importante para todos os eventos e é uma etapa que deve ser realizada ao organizar eventos de Carnaval 2020. Que adianta ter todo trabalho na organização de um evento se, no final, nenhuma pessoa comparecer? Por isso, que a divulgação é importante e pode ser feita através de redes sociais e até mesmo flyers.

Gostou do artigo sobre como organizar eventos de Carnaval 2020 com sucesso? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39738 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...