Biscoitos de polvilho ganham as mesas das festas de junho

Biscoitos de polvilho ganham as mesas das festas de junho - Entre os alimentos mais consumidos nesta época do ano estão os biscoitos de polvilho e os sequilhos, feitos com o amido da mandioca e do milho.

Publicado em 15/06/2012

Avalie este Artigo

Sabor, crocância e baixa caloria fazem destes alimentos ser uma ótima escolha para quem promove e para quem vai se divertir nas festas típicas do mês de junho.

Neste mês, as típicas e genuínas comidinhas brasileiras ganham as mesas e o paladar dos convidados na maioria das festas e eventos familiares. Entre os alimentos mais consumidos nesta época do ano estão os biscoitos de polvilho e os sequilhos, feitos com o amido da mandioca e do milho.

O biscoito de polvilho, para quem não sabe, é um alimento genuinamente brasileiro e tem conquistado cada vez mais fãs. Preparado com polvilho azedo, proveniente da mandioca, o produto é indicado a todos, até mesmo quem têm restrições alimentares à ingestão de glúten, por não conter a proteína. O fato do biscoito de polvilho industrializado ser assado o torna menos calórico, em média, com 140 kcal, com menos quantidade de gorduras totais e pronto para o consumo, sem a necessidade de se colocar aditivos, como conservantes, corantes e aromatizantes.

biscoito.jpgFoto: cozinhabrasileira

Já o sequilho é o típico petisco feito de amido de milho e, por também ser assado, é um alimento de baixo teor calórico (134 kcal). O produto também é recomendado para as pessoas intolerantes à lactose, pois não tem adição de leite e nem de derivados, o que traz de volta aos consumidores as lembranças dos biscoitos caseiros.

A crocância, sabor e secura são quesitos para que estes alimentos sejam considerados de boa qualidade.  Além disso, alimentos sem aditivos, como conservantes, corantes e aromatizantes, e sem glúten, deixam estes petiscos ainda mais convidativos.

Já na categoria dos doces, existem itens produzidos de maneira artesanal, como a compota de goiaba que é feita com frutas frescas, que não deixa nada a desejar. Há ainda o fondant de leite e a ambrósia como sendo fonte de proteínas além dos tradicionais doce de banana cremosa, doce de abóbora com coco cremoso e goiabada cremosa, que são opções tentadoras!

E falando em biscoito de polvilho, vamos aprender a fazer? Ainda dá tempo de levá-lo à mesa de sua festa!

Ingredientes

500 g de polvilho azedo
1 copo (americano) de leite
1 copo (americano) de óleo de canola
1 copo (americano) de água
1 ovo
1 colher (sopa) de sal
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Preparo

Junte o polvilho e o sal numa tigela grande. Misture e reserve.

Então, coloque o leite e o óleo numa panela e leve ao fogo alto para ferver. Em seguida, retire do fogo e acrescente a mistura na tigela com o polvilho. Mexa rapidamente com uma colher, sem deixar esfriar. Misture até obter uma massa homogênea.

Depois, adicione o ovo à massa e misture. Acrescente a água, aos poucos, até que a massa atinja uma consistência mais dura do que a massa de um bolo.

Transfira a mistura para uma batedeira e bata até obter uma massa homogênea. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma assadeira com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Retire a massa da batedeira e coloque-a num saco de confeitar. Para fazer os biscoitos, coloque o bico próximo à assadeira untada e enfarinhada e aperte o saco de confeitar, formando palitos ou argolas com a massa. Você pode fazer biscoitos no formato que desejar, mas cuide para que todos possuam a mesma forma e o mesmo tamanho, assim todos levarão o mesmo tempo para assar.

Leve a assadeira ao forno preaquecido e deixe assar por 15 minutos. Retire os biscoitos do forno e deixe esfriar bem. Guarde-os em recipiente com tampa hermética em local seco e arejado. Boa festa e bom apetite!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39420 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...