Eventos sociais e Corporativos ganham espaço no mercado

Eventos sociais e também corporativos ganham espaço no mercado - Badalação e glamour. Com maior poder aquisitivo, clientes buscam festas maiores e melhores, podendo pagar por isso.

Publicado em 30/03/2012

Avalie este Artigo
3.7

Sabemos todos que o setor de eventos está bem aquecido, e o mais importante é que as empresas já entenderam que vale a pena participarem de fóruns, debates, encontros e feiras, pois assim as novidades que tanto interessam os clientes estão à disposição. E numa outra frente temos o segmento corporativo, outro nicho bem interessante e lucrativo, podendo agregar shows de artistas conhecidos, decoração de luxo e buffets que não deixam nada a desejar.

 

Ainda no setor corporativo, os eventos como formaturas universitárias têm dado um salto muito positivo nos últimos anos. O aquecimento deste segmento se deve ao fato de que a educação superior no País, tem se expandindo. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o Censo da Educação Superior, 829.286 brasileiros se graduaram em algum curso universitário em 2010. E para efeito de comparação, em 2000 foram 324.734.

 

Existe ainda um segundo motivo, que de acordo com empresários do setor, se caracteriza pelo bom momento da economia brasileira. Hoje, os formando querem badalação e glamour. Com maior poder aquisitivo, os universitários buscam festas maiores e melhores, podendo pagar por isso.

 

É importante observar que o mercado de festas de formatura tem se profissionalizado, as empresas estão mais sérias e responsáveis do que havia no passado. E a suas estruturas também aumentaram. Também segundo empresários, as festas que antes comportavam duas mil pessoas, hoje comportam cinco mil.

 

Com o mercado mais formalizado, com organizações que apresentam propostas cada vez mais competitivas, os clientes ficam satisfeitos, dando ainda mais espaço para as empresas crescerem.

Uma grande diferença, na comparação com outros anos, é a personalização das festas. Hoje em dia, uma maneira de as empresas se diferenciarem é apostar em eventos temáticos e personalizados. Pode-se, também, trabalhar com fornecedores exclusivos.

 

image00qw.jpg Foto:flickr

 

A empresa e atuações

Na área de eventos corporativos, pode-se atuar na realização de Solenidades de premiações, Aniversários de empresas, Lançamentos de produtos, Palestras, Seminários, Fóruns, Feiras, Festas de confraternização, Congressos, Reuniões ou Jantares para executivos.

Os principais compromissos que uma empresa que quer atuar neste setor deve apresentar são: a prestação das melhores soluções para seus clientes, tendo como foco principal qualidade x custos, assim como ética e sustentabilidade.

Uma importante dica para quem pensa em se aventurar em abrir empresa voltada a este setor é ter conhecimentos de gestão, pois, é importante que tenha sócios com perfil administrativo. Muitos empreendedores que apostam neste nicho, mas têm pouco capital para investimento, começam como fornecedores de itens necessários para o evento, como por exemplo, uma empresa de cerimonial ou de decoração.

 

A relação com os fornecedores é um aspecto vital da cadeia produtiva. É preciso que se tenha uma parceria clara e identificar fornecedores bem estruturados para prevenir problemas futuros que podem comprometer a festa e arranhar a imagem da empresa organizadora.

O planejamento financeiro, claro, merece todo o cuidado por parte do empreendedor. Pois, a empresa recebe pagamento adiantado e só entrega o produto depois de meses. Então, o fluxo de caixa tem de ser muito controlado para não haver gastos extras.

 

Os buffets

Os buffets, ou melhor, os pratos servidos, são o ponto alto de uma festa. Sejam buffets especializados em festas de casamento, aniversários ou eventos corporativos, todos devem primar por um ponto importantíssimo. A cozinha. Sim, a cozinha é o local mais importante de uma empresa deste setor. Sem uma cozinha estruturada pode-se trabalhar, mas é complicado preparar um cardápio de qualidade. Nada melhor do que uma cozinha que dê orgulho de mostrar para o cliente e convidados para que todos saibam onde é feito o alimento que irão consumir.

Em se tratando de buffets, algumas pessoas não se preocupam tanto em ter uma cozinha bem estruturada. Mas garantem os especialistas, é sim fundamental. Portanto, empresas do segmento devem primar sobremaneira por este pormenor que na realidade é o coração e a alma de uma empresa de setor alimentício que queira destaque num mercado tão competitivo e disputado como este.

Foto: dipity.com


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39978 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...