Expectativa de crescimento para mercado de eventos 2021

Para quem deseja conhecer mais sobre o segmento de organização e realização de eventos, leia sobre dados importantes sobre a expectativa de crescimento do mercado de eventos em 2021.

Publicado em 15/02/2021

Avalie este Artigo

Com o fim  de 2020, ocorreram diversas avaliações sobre como poderá ocorrer o crescimento para mercado de eventos 2021, tendo em vista que o ano encerrado trouxe diversos desafios  e a necessidade de se reinventar na realização de eventos.

Vários aspectos foram considerados nessas avaliações que envolveram as estimativas para o ano que se encerrou e os resultados obtidos, para que se pudesse comparar e auxiliar a ajustar o que se espera de 2021.

Além disso, foram projetadas as perspectivas de crescimento para mercado de eventos 2021, usando o conhecimento adquirido em 2020, para conseguir

inclusive aplicar as experiências de 2020 para maior assertividade em 2021.

Vamos apresentar as conclusões sobre esses aspectos e o que esperar para o crescimento para mercado de eventos 2021.

Um panorama do mercado de eventos em 2020

Antes de abordamos sobre as perspectivas de crescimento para mercado de eventos 2021, devemos avaliar e relembrar como foi o ano de 2020 para as atividades econômicas no  país e no mundo.

O ano de 2020 foi desafiador para todas as atividades, sejam serviços, indústria e comércio, e também para os próprios governos que tiveram de investir em combate à  pandemia de Covid-19 e auxiliar as empresas com projetos de auxílio para enfrentar seus desafios.

Porém, nem todas as empresas foram beneficiadas pelas medidas adotadas e muitas tiveram que encerrar  suas atividades.

O segmento de eventos foi bastante afetado nesse ano e muitos só conseguiram sobreviver graças à  criatividade e à inovação, além de investimentos em recursos tecnológicos que possibilitaram a realização de eventos online e, posteriormente, presenciais com a adoção de medidas de proteção recomendadas pelo Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios.

Com relação ao segmento de eventos, conforme dados do Sebrae com base no primeiro trimestre de 2020, a pandemia afetou 98% do total de mercado de empresas que atuavam em atividades de eventos no Brasil.

Esse panorama foi contrário às previsões que se realizavam em fins de 2019, onde se apostava que o mercado seria de expansão em 2020, porém a pandemia afetou os negócios nessa área.

As empresas ligadas a eventos necessitaram se adaptar a uma nova realidade que exigia cuidados para evitar um aumento do contágio e níveis de infecção descontrolados, tendo de realizar eventos online e, posteriormente, alguns híbridos ou até mesmo presenciais, porém cumprido as exigências sanitárias definidas e reduzindo o número de participantes.

Porém, os grandes eventos tiveram de ser cancelados e adiados e somente poderão ocorrer no futuro.

Veremos a seguir as perspectivas de crescimento para mercado de eventos 2021, que certamente estarão relacionadas à  imunização em grande escala da população, viabilizando, assim, o retorno das atividades e grandes eventos de maneira mais segura.

As expectativas das empresas no início de 2020

Expectativa de crescimento para mercado de eventos 2021

Photo by James Orr o Unsplash

Ao final de 2019, ocorreu uma grande expectativa para o crescimento do setor de eventos no Brasil.

Cerca de 73% dos empresários do ramo apostavam que ocorreria um aumento em seus faturamentos no ano que iria se iniciar.

Eram previstos aumento na contratação de empregados e prestadores de serviços e grandes investimentos em inovação e tecnologia.

Naquele ano, ocorreu uma projeção de aumento de receitas e incremento de novos eventos de maneira intensa, porém se frustrou essa previsão pela chegada da pandemia de Covid-19.

Para as empresas o crescimento para mercado de eventos 2021 será mais efetivo e vários aprendizados permitiram que essa expectativa possa ser consolidada com maior chance de sucesso, principalmente porque o setor foi bastante afetado em 2020 e trabalha agora com condições de projeções mais justas e com previsões considerando uma queda acentuada em 2020 e ações para sua correção em 2021, baseadas nos aprendizados adquiridos.

Quais as projeções para o mercado em 2021

Expectativa de crescimento para mercado de eventos 2021

Photo by Airfocus on Unsplash

As projeções de crescimento para mercado de eventos 2021 são bastante otimistas, com o surgimento de vacinas para imunização da população e o aumento da capacidade de realização de grandes eventos, assim como de feiras e comemorações diversas ao longo do ano.

Nas avaliações mais conservadoras, a retomada já se verifica em alguns eventos, porém de forma bastante discreta, mas melhores que ao final de 2020.

As previsões apostam em um aumento real a partir do segundo semestre de 2021, com o avanço da vacinação e maior cuidado das pessoas na participação nos eventos presenciais.

Nesse cenário de crescimento para mercado de eventos 2021 ocorre um efeito econômico em cascata pois os diversos segmentos de prestadores de serviços como segurança , buffet , garçons músicos  , fornecedores de estruturas  e espaços de realização de eventos e salões de festas.

Dessa forma, o impacto na geração empregos e de renda será significativo e auxiliará a melhoria das atividades econômicas de maneira ampla.

De qualquer forma, a aposta no momento é de um maior investimento em eventos remotos, com maior uso da tecnologia e inovação nos eventos.

Pesquisas realizadas com empresários do setor de feiras e eventos retratam que mais de 55% deles acreditam que o interesse em participar desse tipo de evento sofrerá aumento de participação.

Há chances de crescer nas crises

Expectativa de crescimento para mercado de eventos 2021

Photo by Ibrahim Boran on Unsplash

São nos momentos de crises que se podem obter ganhos que estão muitas vezes disponíveis em oportunidades que ninguém enxerga e que podem fazer toda a diferença para a manutenção e até mesmo crescimento de um negócio.

É  importante ter uma visão mais ampla e conhecimento do mercado e suas demandas para ajustar os negócios e conseguir superar as dificuldades que se apresentam e que muitas vezes imobilizam as pessoas.

Então, aqueles que, ao invés de se sentirem vítimas, começam a buscar  rápidas e alternativas criativas e inovadoras, muitas vezes até modelos simples de adotados, é que conseguirão superar as dificuldades e serem vencedores.

O crescimento para mercado de eventos 2021 está muito relacionado a força criativa do empreendedor para conseguir fazer valer um fator importante nessa jornada, que é o alcance de resultados positivos para seu negócio e todos os que se relacionem com ele.

 

Conclusão: crescimento para mercado de eventos 2021

O crescimento para mercado de eventos 2021 está relacionado à  possibilidade de usar todo o aprendizado adquirido ao longo de 2020, adotar modelos inovadores de eventos e ao uso de tecnologia sempre em maior escala.

Porém, certamente para os grandes eventos presenciais, somente com o controle da pandemia, que se espera com a aplicação das vacinas em larga escala é que se espera uma retomada com maior efetividade e resultados.

No entanto, para 2021, uma vantagem é que a atual situação permitiu aumentar  as possibilidades de apostar em novos modelos de eventos e evoluir em suas realizações, fazendo com que as perspectivas sejam mais realistas e melhores.

Deixe sua opinião sobre este  artigo a respeito do cenário para crescimento para mercado de eventos 2021.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39980 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...