Pronampe deve oferecer crédito a restaurantes e bares

Se você quer saber todos os detalhes de como organizar um evento de sucesso, vai gostar de ler sobre a como Pronampe deve servir como linha de crédito a restaurantes e bares. Boa leitura!

Publicado em 06/03/2021

Avalie este Artigo
5

As dificuldades econômicas que se apresentaram com a pandemia de COVID-19 foram notadas por todos os setores e afetou consideravelmente a operação de pequenas e médias empresas.

Esse segmento é o que mais emprega trabalhadores na economia do país, ou seja, diversos profissionais foram afetados, como, por exemplo, garçons, pessoal de apoio a drinques e bebidas, serviços de buffet oferecidos pelos locais, contratações de músicos e pessoal de segurança.

Além disso, foram afetadas receitas extras, como aluguel de espaços e até mesmo salões de festas.

Para tentar minimizar os prejuízos e manter os negócios, o governo instituiu o Pronampe, incluindo aí a concessão de crédito a restaurantes e bares.

Vamos ver neste artigo detalhes sobre o Pronampe e como ele pode fornecer ajuda de crédito a restaurantes e bares na pandemia de COVID-19.

O que é o Pronampe?

Pronampe deve oferecer crédito a restaurantes e bares

O Pronampe – Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – foi uma iniciativa criada pelo governo federal como forma de auxiliar essas empresas a superar as dificuldades apresentadas ao longo da pandemia em 2020.

Criado pela Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020, é um programa de abertura de linha de financiamento com condições especiais e que atendem apenas às empresas enquadradas na Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006.

Esse programa visa contemplar necessidades de investimentos em:

  • capital de giro, destinado a compras de máquinas e equipamentos e reformas;
  • cobrir despesas operacionais como pagamentos de funcionários, contas de manutenção e fornecedores;
  • e demais demandas de negócios de pequeno porte.

Considerou um prazo máximo de amortização de 36 meses e juros subsidiados, além de carência para o vencimento da primeira parcela desse empréstimo.

Como Pronampe contribuiu para ajudar micro e pequenas empresas?

Pronampe deve oferecer crédito a restaurantes e bares

O Pronampe atendeu à demanda por crédito a restaurantes e bares de forma bastante importante, pois essas foram áreas duramente atingidas pelas medidas de isolamento e mesmo de redução de receitas.

Foram concedidos R$ 37,5 bilhões entre maio de 2020 e janeiro de 2021, beneficiando aproximadamente 517 mil empresas que se enquadravam nas normas do Pronampe.

Com juros subsidiados e o prazo de carência concedido, as empresas puderam obter um alívio para honrar seus compromissos e ter meios de se organizar financeiramente, para poderem atravessar com um pouco mais de apoio esse momento de dificuldades intensas.

Esse modelo teve o suporte do Fundo Garantidor de Operação – FGO, controlado pelo Banco do Brasil, em até 100% do valor da operação, assim empreendedores que não conseguiam recorrer a financiamentos nesse momento puderam recorrer a esse programa e manter recursos de auxílio a seus negócios.

Qual a situação dos empreendedores que recorreram ao Pronampe?

Em abril de 2021 vencerá a primeira parcela do crédito a restaurantes e bares, obtido pelo uso do Pronampe, e a situação ainda é preocupante para o setor.

Isso ocorreu porque a pandemia está sem previsões de ser amenizada, o que se espera ocorrer somente com a vacinação em massa da população – situação que tem apresentado diversos problemas quanto ao planejamento e aquisição das vacinas.

Muitos empresários não conseguiram manter um capital de giro suficiente para pagar as parcelas que vão vencer dentro em breve, devido a todo o processo de não retomada da economia, e assim estão se organizando para pressionar pela extensão do prazo e adiamento do início das amortizações.

Além disso, está em estudo pelas associações propostas e adiamento de recolhimento de impostos e suspensão de contratos de trabalho, como já ocorreu em 2020.

O reforço de caixa obtido no início da pandemia foi drenado pela falta de recuperação das atividades em decorrência do aumento de casos de infecções e perdas de renda da população, que reduziram o consumo de forma geral.

O que o governo está estudando

O governo federal estuda a prorrogação do Pronampe, que concederá algumas condições especiais às micro e pequenas empresas, incluído o crédito a restaurantes e bares por entender que a situação econômica se apresenta muito difícil.

A retração do PIB de mais de 4% demonstra como evidência que o país não conseguiu avançar em manter as atividades com lucratividade, e os pequenos negócios foram os mais atingidos, justamente aqueles que empregam uma grande quantidade de profissionais e fornecedores.

Há estudos pela equipe econômica de extensão dos prazos de pagamentos adiando as primeiras parcelas para mais 120 dias, além de novas concessões de crédito subsidiado.

É possível que seja adotada a prorrogação ainda do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que permite que as empresas efetuem redução na carga horária e salários, para que as vagas possam ser mantidas.

Há ainda a possibilidade de que, com a retomada do auxílio emergencial à população carente, ocorra uma melhoria no faturamento dessas empresas.

Quem poderá se habilitar ao Pronampe

Pronampe deve oferecer crédito a restaurantes e bares

Photo by Chronis on Unsplah

No caso de concessão de crédito a restaurantes e bares, há grandes possibilidades de serem estabelecidos programas de concessão de ajuda a esses setores com maior peso, para que possam se manter em atividade.

Pronampe e crédito a restaurantes e bares: uma luz na crise

O Pronampe se mostrou uma ferramenta bastante importante para o acesso a crédito a restaurantes e bares e outros pequenos e médios negócios.

Seus recursos foram totalmente absorvidos num primeiro momento, e agora a expectativa é que possa auxiliar a manter as empresas em funcionamento restrito, garantindo fôlego para que possam superar uma situação nunca vista em nosso país.

Deixe um comentário com sua opinião sobre este artigo e, caso haja alguma dúvida sobre o Pronampe, deixe-a abaixo.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39735 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...