Artigo oferecido por:

Segurança Alimentar na escolha do Buffet

Publicado em 01/07/2014

Avalie este Artigo
4.5

Realizar um evento para os amigos em casa pode ser algo simples e fácil, 10, 20 convidados são servidos na maioria das vezes sem nenhuma dificuldade. Claro que não seguimos um padrão de eventos em casa, não temos muita variedade de pratos e nem o comprometimento de servir tudo e à todos até o final.

Quando contratamos uma empresa de buffet ou catering o cenário é diferente. Hoje atendemos eventos de 50 até 3.500 pessoas em um único dia e para isso seguimos algumas regras e padrões que eu acho fundamental caso eu fosse contratar uma empresa para fazer o serviço de alimentação do meu casamento ou evento.

Segurança Alimentar

Infraestrutura da Cozinha

Caso esteja contratando um buffet para seu casamento, por exemplo e este já é fixo no espaço escolhido, peça para fazer uma visita à cozinha. Uma cozinha para servir grandes quantidades de convidados precisa de equipamentos profissionais. Os equipamentos profissionais vão garantir a qualidade dos alimentos e a capacidade de produção para os convidados.

Não se engane achando que com um fogão de 4 bocas residencial e um forninho elétrico será possível fazer um jantar para 200 pessoas!

Equipamentos robustos e tecnológicos garantem o bom andamento do serviço de alimentação de um evento, conheça alguns deles:

Pass Trough: É um equipamento em formato de geladeira vertical, só que ele esquenta. O Pass Trough tem duas portas, uma aonde a cozinha coloca os alimentos e outra aonde os atendentes retiram o alimento para o serviço. É utilizado para que os alimentos permaneçam quentes enquanto não são servidos aos convidados, além de quente eles são mantidos na temperatura segura de acordo com a ANVISA (acima de 60º).

Forno Combinado: Uma maravilha tecnológica! O forno combinado atualmente conta com modelos incrivelmente modernos que fazem de tudo com os alimentos em muito pouco tempo e com qualidade excelente. Possuem diversas funções, entre elas a de calor seco, calor úmido, banho maria e regeneração. São excelentes para panificação e confeitaria. Nos buffets demonstram que a cozinha é bem equipada e auxilia na rapidez dos preparos.

Rational.jpg

 

Fritadeira: O segredo de qualquer salgado ou alimento frito. É simplesmente impossível fritar salgados para convidados de um evento grande com qualidade em uma fritadeira residencial ou em uma panela com óleo. A fritadeira é o segredo das redes de fast food com suas batatas fritas sequinhas e crocantes, a principal caracteristica de uma boa fritadeira é o tempo de recuperação da temperatura do óleo utilizado. O óleo quente é rapidamente esfriado quando coloca-se um alimento congelado dentro, desta forma a boa fritadeira irá reaquecer rapidamente este óleo. Garante a agilidade e principalmente a qualidade de alimentos fritos.

Câmara Fria: Armazena grandes quantidades de alimentos congelados ou refrigerados, é uma alternativa para que tem muitos freezeres ou geladeiras e precisa otimizar espaço e gastos com energia elétrica.

 

Acompanhamento Profissional

A cozinha de um buffet ou empresa de catering deve ter um acompanhamento de um chefe de cozinha e/ou um nutricionista. Regras de armazenamento, embalagem, produção e manipulação devem ser ensinadas e utilizadas por todos os que trabalham na cozinha, essas regras são fundamentais para evitar contaminação e deterioação dos alimentos e impedir que estes sejam servidos aos convidados.

Os alimentos devem ser bem armazenados, como dito anteriormente e conforme informado pela ANVISA nenhum alimento pode ficar mais que 2 horas em uma temperatura entre 5º e 60º ou seja, o alimento não pode ficar em temperatura ambiente, para isso utiliza-se equipamentos e métodos operacionais para que isso não ocorra.

 

Quando for escolher um Espaço / Buffet, visite sempre a cozinha, peça referencia à conhecidos e pesquise na internet para verificar se há algum caso de intoxicação alimentar ou algo do tipo e faça uma degustação para avaliar a qualidade dos produtos.

Seguindo essas dicas, tenho certeza de que fará a escolha do melhor buffet para seus convidados, após isso é aproveitar e realizar o grande sonho!

 

Raul Fanani

nutricionista.jpg

 


 


Artigo criado por: Sítio São Jorge

Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • disse em 10/05/2016 às 23:05

    qualidade e segurança alimentar é fundamental, tenho algumas dificuldades quanto a isso devido meu serviço ser em domicilio e muitas vezes a cozinha e o ambiente que o cliente oferece são inadequados é um dos critérios que exijo do cliente quando fechamos contrato.


Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39389 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...