Turismo estabelece protocolo sanitário para reabertura de resorts

Se você se interessa em conhecer mais sobre todas as ações que estão sendo tomadas para a retomada do setor de turismo e eventos, descubra quanto ao segmento de resorts, como são definidos os protocolos sanitários que devem ser adotados para sua reabertura.

Publicado em 31/08/2021

Avalie este Artigo

Vários têm sido os cuidados que devem ser seguidos para que a reabertura dos diversos segmentos econômicos possa ser realizada com segurança e de maneira adequada; mantendo a possibilidade de ampliação de retomada dos negócios.

Especificamente para o setor de eventos, turismo e hospedagem, as medidas têm de ser seguidas com bastante atenção, para evitar que a falta de cuidados possa vir a comprometer a ampliação da retomada dos segmentos e até mesmo impactar outras atividades e a saúde das pessoas.

Vamos ver, neste artigo, todas as informações referentes às medidas que devem ser adotadas conforme o protocolo sanitário para reabertura de resorts.

Resorts: uma atividade com alta complexidade de atendimento

Turismo estabelece protocolo sanitário para reabertura de resorts

PHOTO BY DATINGSCOUT ON UNSPLASH

Os resorts sempre receberam uma atenção especial de seus frequentadores e proprietários, por oferecer serviços diferenciados e de qualidade, visando oferecer o maior conforto e segurança possíveis para o lazer e o repouso de seus clientes.

São estruturados para trabalhar com diversos prestadores de serviços e espaços mais diversificados  que atendam as mais diversas exigências.

Contar com equipes próprias e terceirizadas também é uma necessidade, portanto, garçons, Buffets, disponibilização de estruturas, equipamentos e pessoal de segurança , devem passar por um treinamento e ter qualificações adequadas para que os clientes possam sair satisfeitos e sempre retornar para o resort.

Para vários tipos de resorts, que visam atender muitos segmentos de lazer e de hospedagens e variados públicos de estratos sociais distintos, os cuidados e a atenção com a higiene devem ser buscados como um diferencial. Dessa forma, em conjunto com a oferta de serviços para seus clientes.

A preparação necessária inclui o cumprimento do protocolo sanitário para reabertura dos resorts, elaborado pelo Ministério do Turismo conforme orientação do Ministério da Saúde, como forma de definir as regras a ser seguidas pelo setor e demais atividades relacionadas.

Selo Turismo Responsável

Turismo estabelece protocolo sanitário para reabertura de resorts

PHOTO BY TIM MOSSROLDER ON UNSPLASH

Visando manter a maior segurança possível para o consumidor e as empresas ligadas a área de hospedagens de turistas, aplicando as regras aos resorts, o Ministério do Turismo instituiu uma série de protocolos a ser seguidos pelas empresas e fornecedores relacionados à prestação de serviços para esse segmento.

Assim, foi instituído o Selo Turismo Responsável, que é concedido àqueles locais que cumprem as orientações contidas nas regras ministeriais. Tudo com o objetivo de prevenir, com mais segurança, os riscos que podem expor aos clientes, empresas e trabalhadores do setor.

Esse é o protocolo sanitário para reabertura, que visa estabelecer as boas práticas de higienização e de cuidados a ser observados. Assim, permitindo que os locais estejam devidamente seguros para todos os frequentadores, incentivando o turismo local e internacional, com o intuito de manter o Brasil competitivo na busca pela reativação do seu segmento de turismo.

Esse Selo é fornecido às empresas inscritas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos – Cadastur, que são certificadas quanto aos seus procedimentos e à preparação de seus locais, sendo estabelecidas várias etapas que estão relacionadas, de forma resumida, a seguir:

Protocolos

O protocolo sanitário para reabertura indica as medidas a serem seguidas quanto a aspectos que foram alinhados com representantes dos setores e considerou práticas sanitárias internacionais, que vem sendo adotadas em países que já efetuaram a retomada, sendo estabelecidos os seguintes critérios a serem seguidos:

Protocolo Básico

O protocolo sanitário para reabertura inclui medidas de higienização contínua dos locais e dos equipamentos que são acessados pelos hóspedes e colaboradores.

Disponibilização de álcool em gel 70%, lixeiras e acessórios de banheiros que não precisem de contato, controles de filas e de acesso às áreas internas e externas para respeitar o distanciamento necessário.

Promover a renovação de ar em ambientes fechados, permitindo maior ventilação, mantendo avisos de cuidados necessários a serem atendidos por todos.

Protocolo Específico

Este protocolo sanitário para reabertura define os critérios para as informações e os procedimentos a serem seguidos, devendo ser clara e antecipadamente disponibilizados aos usuários das instalações, ao acessar o local, inclusive definindo as práticas a serem adotadas por motoristas e outros profissionais que acessem o local.

Protocolos Essenciais e Transversais

Para este tipo de protocolo sanitário para reabertura foram definidos os detalhes quanto à necessidade de como manter os distanciamentos físicos, segurança e sanitização dos ambientes e os monitoramentos das medidas a serem adotadas, garantido seus cumprimentos. Inclui também a necessidade de aspectos de qualificação e treinamento dos colaboradores e prestadores de serviços.

Protocolos Específicos no Caso de Confirmação de Covid-19

Protocolo sanitário para reabertura que define os padrões a serem seguidos em caso de suspeitas ou mesmo de identificação de casos de Covid-19, com critérios de isolamentos residenciais, em caso de colaboradores, e restrições de circulação pelas áreas do local, nos demais casos. Estabelece, ainda, as formas de recorrer a auxílio das autoridades de saúde para a prestação de atendimento específico.

Protocolos Meios de Hospedagem por Setores

Para este protocolo sanitário para reabertura foram contempladas as ações a serem adotadas pelas áreas de recepção, governança, alimentos, bebidas, eventos e lazer. Inclui ainda os critérios de sanitização de áreas comuns e de áreas de hospedagens.

Como os resorts estão se preparando

Turismo estabelece protocolo sanitário para reabertura de resorts

PHOTO BY DATINGSCOULD ON UNSPLASH

Os resorts vêm se adaptando às medidas estabelecidas por este protocolo sanitário para reabertura e realizando ajustes em instalações e investimentos em estruturas para atender às exigências e, como exemplo, relacionamos dois resorts que divulgaram suas práticas:

  • Club Med – discutiu os pontos para a adaptação ao protocolo ministerial e adotou benchmarking com países ao redor do mundo, que já estavam em um patamar mais avançado para identificar boas práticas nessa área.

Adotou, ainda, algumas adaptações importantes em seus restaurantes e critérios de higienização dos itens usados pelos hóspedes;

  • Salinas Maragogi – adotou maior rigidez no controle de distanciamento, adaptações de eventos ao ar livre, reforço em disponibilizar assistência médica no local, restrições de capacidade dos traslados com veículos e de passeios marítimos.

Intensa sanitização de todas as suas áreas.

 

Agora você conhece o protocolo sanitário para reabertura

Adotar o protocolo sanitário para reabertura é uma exigência dos órgãos de saúde que deve ser seguida por todos os segmentos que estão relacionados ao recebimento pessoas e que devem se preocupar sempre com a preservação da saúde de todos.

Deixe um comentário com sua opinião sobre protocolo sanitário para reabertura.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39751 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...