10 qualidades de produtor de eventos de sucesso

Para você, que tem interesse de se informar sempre mais sobre organização e realização de eventos, este é um artigo importante para você. Nele, vamos abordar as principais qualidades de um produtor de eventos de sucesso. Boa leitura!

Publicado em 10/05/2021

Avalie este Artigo

Todos os profissionais  necessitam desempenhar suas atividades de forma diferenciada para que os resultados  sejam considerados um sucesso em suas áreas de atuação.

Porém, existem algumas questões  que devem ser levadas em conta  para te auxiliar a conseguir  destaque  no mercado produção de eventos.  de eventos.  Assim, vai ser reconhecido como um profissional bem sucedido e disputado no mercado.

Vamos apresentar, neste  artigo, 10 qualidades de produtor de eventos de sucesso.

1.      Ser organizado

10 qualidades de produtor de eventos de sucesso

PHOTO BY DARIA NEPRIAKHINA ON UNSPLASH

Uma das principais qualidades de produtor de eventos é ser organizado.

Essa  é uma profissão  que exige  muita atenção aos  detalhes e a aspectos relacionados a  prazos. Por isso,  a organização  é um elemento fundamental   para que o evento seja realizado de maneira adequada e com qualidade, atendendo as expectativas de todos.

Ser organizado passa a ser fundamental na execução de eventos de sucesso, além de auxiliar a manter uma organização bastante segura e cumprindo as exigências que permitem que os  eventos sejam realizados de maneira segura.

Um produtor deve usar os recursos de controles de acompanhamento necessários para estar a par  da execução adequada. Como exemplo, podemos indicar o uso de checklist, cronogramas, acompanhamento de custos e do planejamento, tudo de maneira estruturada e registrada.

2.      Ter boa aptidão para negociação

Entre as qualidades de produtor de eventos mais necessárias está a capacidade de negociação diferenciada.

Como esse tipo de negócio requer o relacionamento com os mais diversos tipos de fornecedores, é preciso que o produtor tenha um conhecimento amplo dos fornecedores e suas atuações.

Fornecedores com bastante diversidade de atuação como seguranças , serviços de garçons  e Buffet , fornecimentos de comidas e serviços de fornecimentos de coffee-breaks contratações de espaços  dos mais variados tipos como fechados e abertos em chácaras ou sítios, além de contratação de estruturas e equipamentos.

3.      Manter-se atualizado

A atualização dos profissionais é uma necessidade no mercado de trabalho atual e, assim, entre as qualidades de produtor de eventos de sucesso é preciso que se invista em qualificações de realização de eventos usando novas tecnologias.

Não adianta ter experiência e qualidades adicionais se o profissional mantem a realização de seus eventos dentro de padrões que já sofreram mudanças de estruturas usadas em eventos.

Além disso,  atualizações em modelos de administração e de gestão devem ser feitas  de maneira frequentemente. .

4.      Ter criatividade

Ser criativo e ter capacidade de adaptação a situações inesperadas que se impõem,  partindo de solicitações de clientes ou mesmo de novos modelos de negócios, fazem parte das qualidades de produtor de eventos de sucesso.

Eventos criativos permitem que as experiências para os participantes sejam únicas e, assim, a satisfação dos clientes supera as suas expectativas e o evento será um sucesso sempre.

Essa característica também auxilia o profissional a ajustar a realização dos eventos a novas situações que surjam no decorrer do evento.

5.      Direcionar a atuação para o controle de custos

10 qualidades de produtor de eventos de sucesso

PHOTO BY MICHEILE HENDERSON ON UNSPLASH

Manter controle sobre custos e detalhes dos eventos é um diferencial entre as qualidades de produtor de eventos.

Mas o fato de ter controle  isoladamente não traz  benefícios ao profissional e seus eventos, mas sim atuar sobre esses instrumentos de acompanhamentos para que possam ser avaliados e eventualmente ajustados.

Tais atuações garantem o sucesso de um evento e permitem que todas as etapas sejam cumpridas de maneira adequada e com custos controlados.

6.      Saber delegar e cobrar

Ter uma liderança diferenciada é uma das qualidades de produtor de eventos que se destaca  no mercado e não só em eventos, mas como uma característica de bons profissionais em qualquer segmento empresarial.

A liderança se consolida por meio de duas características destacadas:  conseguir delegar e exercer a cobrança dos resultados que se espera.

A liderança é uma característica muitas vezes inerente  aos profissionais.  Porém,  pode ser desenvolvida com um aprofundamento nos princípios de gestão e de cursos voltados a essas habilidades, assim é possível melhorar a qualidade do evento.

7.      Atender ao cronograma

10 qualidades de produtor de eventos de sucesso

PHOTO BY ESTÉE JANSSENS ON UNSPLASH

Um produtor de eventos deve ser um atento cumpridor dos cronogramas.

O cronograma permite que a realização do evento seja cumprida dentro dos custos e prazos previstos e, por isso, é importante que o cronograma seja a base de atuação do bom produtor de eventos.

Essa peça de controle é fundamental como base para um planejamento adequado e que seja cumprido de maneira correta e sem sua observância é impossível alcançar bons resultados num evento.

8.      Ser um bom ouvinte

Saber ouvir e processar todas as informações, como elogios e críticas, além de demandas que sejam levadas ao conhecimento de um produtor de eventos, faz toda a diferença para um produtor de eventos de sucesso.

Essa prática deve ser desenvolvida pelo profissional, para que possa utilizar os aprendizados adquiridos nos eventos e na melhoria contínua de sua atuação como profissional da área.

9.      Ter bom relacionamento

Manter um relacionamento de alto nível e de aproximação com todas as partes envolvidas sejam clientes, fornecedores, concorrentes e todas as partes envolvidas é uma maneira muito especial de se manter como um destaque na profissão.

Relacionamento deve ser buscado em qualquer atividade e é importante para troca de experiências e se fazer presente no mercado de trabalho como referência para todos.

10.   Facilidade de comunicação e adaptabilidade

É  fundamental ser comunicativo e saber transmitir orientações e relacionamentos.

Não adianta ser um profissional de boa qualidade se as pessoas não entendem suas orientações ou posicionamentos quanto às  necessidades que se apresentem e que tenham de ser solucionadas.

Ser flexível passa a ser uma boa característica de um profissional de produção de eventos, que precisa se adaptar às  situações que se apresentem e, assim, a comunicação clara e direta passa a ser ponto essencial para o sucesso do profissional.

 

Considerações finais

Várias são as qualidades de produtor de eventos que devem ser buscadas para os profissionais que desejam se destacar no mercado e ter sucesso em suas atividades.

Porém, existem dois diferenciais bastante interessantes que podem se adicionar a essa lista, mas que preferimos destacar em nosso encerramento do artigo, por estarem relacionados a perfis pessoais e que se referem a experiência em trabalhar com esse segmento e também a versatilidade em inovar sempre, fugindo dos padrões existentes.

Ambos são bastante importantes para que um produtor de eventos possa ser reconhecido e admirado pelo mercado de eventos.

Deixe um comentário com sua opinião sobre este artigo.

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39759 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...