5 conselhos para evitar estresse pré-evento

Em situações novas ou desafiadoras, o estresse funciona como uma reação natural do organismo, em busca de reequilíbrio. Apesar disso, nem sempre conseguimos dominá-lo facilmente. Se você costuma sofrer com o famoso estresse pré-evento, conheça algumas formas de combatê-lo. Boa leitura!

Publicado em 15/01/2021

Avalie este Artigo

Entre aqueles que trabalham com a organização de eventos ou simplesmente costumam realizar esse tipo de encontro, é sabido que evitar estresse pré-evento é essencial para o sucesso de qualquer produção.

Devido ao fato de que a organização e a produção de eventos englobam uma torrente de aspectos, como prazos, orçamentos, logística, lembrancinhas, entre outros, é muito comum que, previamente ao evento, apareçam incertezas e angústias relacionadas à produção.

Nesse contexto, surge o estresse pré-evento, inteiramente associado à preocupação pelo bom funcionamento de sua produção.

Se você busca por maneiras de diminuir e/ou evitar estresse pré-evento, este artigo foi feito para você. Nele, reunimos alguns modos bastante eficazes para conferir o andamento de sua produção, de modo que não restem dúvidas sobre seus processos. Boa leitura!

 

O que é estresse e como ele pode nos afetar?

O estresse é uma reação orgânica do corpo, que ocorre diante de episódios de perigo ou ameaça ou que demandam sobrecarga psíquica e emocional.

Ou seja, o estresse é uma resposta natural do organismo a agentes que perturbam o nosso equilíbrio.

Em pessoas com níveis elevados de estresse, sintomas como diarreia ou constipação, dores de cabeça, náuseas, perda de libido, entre outros, podem se manifestar.

Além disso, não é raro constatar o aumento da pressão arterial, que pode desenrolar em quadros de AVC e aneurismas.

Assim, é possível concluir que a atenção aos seus níveis de estresse é essencial, uma vez que possui significantes efeitos no corpo.

 

Como evitar estresse pré-evento? 6 dicas

1. Estabeleça checklists

5 conselhos para evitar estresse pré-evento

A organização de listas com as tarefas a ser realizadas é a primeira de nossas dicas para evitar estresse pré-evento.

Esse hábito permitirá que você acompanhe os processos da organização de seu evento, facilitando o seu trabalho e o de sua equipe.

Vale afirmar, inclusive, que a elaboração de checklists é capaz de contribuir para a organização de qualquer evento ou trabalho, uma vez que permite uma visão ampla das tarefas realizadas e pendentes.

Nas listas, as tarefas podem ser organizadas de acordo com sua importância e relevância para a produção, levando em consideração aspectos como tempo e orçamento.

 

2. Monte um cronograma de execução dos processos

5 conselhos para evitar estresse pré-evento

O estabelecimento de um cronograma de execução permite a descrição de todos os procedimentos e processos a ser realizados, do início ao fim do evento, e é outra de nossas dicas para evitar estresse pré-evento.

Com esse recurso, será possível obter uma visão geral de seu evento, desde o momento de envio e recebimento de convites e decoração até o encerramento da produção.

Por exemplo, com um cronograma de execução, caso um processo não ocorra exatamente como o previsto, os acontecimentos são passíveis de serem direcionados e controlados.

O cronograma pode manter o registro de todos os processos organizados e realizados, bem como permite o destaque das informações mais importantes.

Quando aliado às checklists, o cronograma de execução garante que seu evento seja bem-sucedido, sem permitir que imprevistos roubem a cena. Portanto, produzir cronogramas de execução é nossa segunda sugestão para evitar estresse pré-evento.

 

3. Capacite e treine sua equipe

5 conselhos para evitar estresse pré-evento

Outra de nossas dicas para evitar estresse pré-evento é investir na capacitação e no preparo de sua equipe.

Sejam pessoas elencadas para lhe ajudarem em sua produção, seu time de colaboradores ou assessoria, o treinamento da equipe é essencial para garantir que todos os processos e detalhes de seu evento ocorram como planejado.

Nesse contexto, seguem algumas dicas para maximizar os resultados do trabalho em equipe:

  • estabeleça reuniões para discutir e ouvir formas de organização;
  • revise e obtenha atualizações sobre cada subgrupo e suas responsabilidades; e
  • especifique funções e estabeleça lideranças;

Contar com um time de pessoas preparadas e competentes durante a fase de organização de um evento é imprescindível para a redução dos níveis de estresse antes de um evento, pois sua produção estará em boas (e várias) mãos.

 

4. Considere a contratação de serviços

Além de poder contar com um time de pessoas e profissionais engajados no sucesso de sua produção, a terceirização de serviços é uma outra boa tática para reduzir e evitar estresse pré-evento.

Seja para otimizar tempo ou pela falta de qualificação para supervisionar ou oferecer uma tarefa específica, a contratação de boas equipes de serviço permite que você possa se atentar a outros detalhes de sua produção.

A contratação de serviços para produções e eventos, como Barman Bartenders e Coquetelaria, Filmagem e Fotografia em Eventos, Garçons e Maitres para Festas e Eventos, entre outros, pode ser realizada por meio do portal Organizando Eventos, a plataforma de eventos que reúne os melhores serviços de todo o Brasil.

 

5. Experimente táticas para relaxamento

Incertezas e ansiedades nos acometem em diversos momentos da vida. Nesse sentido, é essencial conectar-se a atividades que promovam momentos "terapêuticos", relaxamento e bem-estar.

Alternativas incluem meditação, leitura, exercitar-se e qualquer atividade capaz de lhe proporcionar momentos de calma e serenidade.

É possível afirmar que o estresse pré-evento estará sempre presente – e em níveis saudáveis, é capaz inclusive de impulsionar a qualidade de seu evento.

A adoção de atividades relaxantes e terapêuticas, de modo contínuo, promoverá não só o sucesso de seu evento como provocará impacto significativo em sua qualidade de vida.

 

Conclusão sobre 5 conselhos para evitar estresse pré-evento

Neste artigo, abordamos cinco dicas bastante úteis para reduzir e evitar estresse pré-evento.

Como já mencionado acima, esse sentimento, em níveis saudáveis, pode ser utilizado de modo benéfico, garantindo o sucesso de seu evento, pois você estará empenhado e comprometido com o funcionamento de sua produção.

Em níveis exacerbados, entretanto, esse estresse pré-evento pode comprometer o seu modo e qualidade de trabalho, gerando nervosismo e incerteza.

Assim, reforçamos a importância de atividades terapêuticas, capazes de promover um encontro consigo mesmo e possibilitar melhoras significativas em sua qualidade de vida.

Caso você sinta que seus níveis de estresse estejam contribuindo negativamente para seu bem-estar, orientamos que procure a ajuda de um profissional em Psicologia.

Esperamos que tenham gostado de nosso artigo “como evitar estresse pré-evento” e das sugestões apresentadas. Não se esqueça de deixar seu comentário, para que possamos estar em contato com nossos leitores.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39761 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...