Como as festas de casamento estão mudando

Para você que sempre gosta de acompanhar notícias sobre organização e realização de eventos, sobretudo de como essas atividades estão se adaptando aos novos tempos de restrições e comportamentos das pessoas nesse tempo de pandemia da COVID-19, conheça como as festas de casamento estão mudando.

Publicado em 10/09/2021

Avalie este Artigo

O segmento de eventos está tendo de se adaptar a novos modelos para poder retomar suas atividades, no que tange às novas exigências sanitárias decorrentes da pandemia de COVID-19 iniciada em 2020.

Essa alteração também está refletida na mudança de comportamento dos noivos, que passaram a ter outros objetivos numa das cerimônias mais importantes de suas vidas, o casamento. Como dito, há a exigência de novos modelos de eventos, mas que permaneçam especiais e únicos.

Vamos ver adiante como as festas de casamento estão mudando para atender as recentes necessidades de cuidados com a saúde, bem como em razão dos novos comportamentos dos noivos.

Novos tempos, novos modelos

Como as festas de casamento estão mudando

PHOTO BY BEATRIZ PÉREZ MOYA ON UNSPLASH

Nesse tempo de pandemia, o setor de eventos identificou que um a cada três eventos relacionados a casamentos  foi cancelado pelos contratantes de cerimônias.

Esses cancelamentos tiveram grande impacto em toda a cadeia de negócios do segmento, incluindo alugueis de espaços, fornecedores de salgados e de doces, como também diversas outras atividades na área, pois os casais, além de cancelarem as festas, adiando para o pós-pandemia, igualmente adotaram novos padrões de comportamento que podem explicar como as festas de casamento estão mudando.

Os casais passaram a optar pela realização de cerimônias menores, por meio de reuniões virtuais muitas vezes e, quando presenciais, restringindo a quantidade de convidados, com a opção por espaços abertos e sem muito investimento em estruturas grandiosas, focando na decoração do local e nos cuidados com segurança do ponto de vista sanitário.

Um dos destaques dessa nova fase são as opções por Mini Weddings, que permitem realizar uma cerimônia mais restrita e personalizada, tornando-se uma tendência que terá bastante demanda a partir desses novos tempos, durante e pós-pandemia.

Cuidados que os casais estão tendo

Como as festas de casamento estão mudando

Photo by JOSH APPLEGATE ON UNSPLASH

Um dos fatores que demonstram como as festas de casamento estão mudando é aquele relativo à preocupação dos casais em organizar um evento mais seguro. Por isso, todos os detalhes relacionados a aspectos de proteção e higienização dos ambientes, como também cuidados sanitários da parte dos fornecedores estão sendo muito considerados.

Cerimônias que tenham por foco um evento mais seguro são as preocupações atuais, convertendo-se como questão determinante para a escolha de quem deseja comemorar um casamento.

Em diversos casos, os casamentos vêm sendo realizados sem as cerimônias de comemoração, tendo sido adiadas para 2022, quando se acredita haver maior garantia de confraternização com menos riscos.

Reagendamentos comuns nessa nova etapa

Uma demonstração de como as festas de casamento estão mudando diz respeito à necessidade de adiamentos e de mudanças em datas previstas para a realização das cerimônias.

Nesses casos, podem ser definidos novos modelos de participação e renegociação de preços para que o casamento possa ser realizado pelos fornecedores e prestadores de serviço anteriormente contratados. Feito isso, espera-se ser possível manter uma cerimônia mais segura para os noivos e convidados,  bem como viável economicamente para aqueles que foram contratados para a feitura dela.

Conforme dito,esse é um impacto bastante grande, o qual atingiu não só os casais, mas igualmente os segmentos ligados ao setor, posto que representa uma nova visão sobre tais eventos, com a necessidade de alterar seus formatos.

Importância da comunicação adequada

Manter as informações necessárias e mais detalhadas possíveis passou a ser um exemplo de como as festas de casamento estão mudando, envolvendo todos os detalhes ligados à cerimônia, desde a emissão dos convites até zelar pela segurança no acesso à cerimônia presencial.

Importante que os convidados tenham as informações necessárias dos cuidados a serem adotados e que possam cumprir as exigências de segurança sanitária, afim de  contribuir para a realização segura de um acontecimento tão importante e que não deve ser impactado por descuidos.

Importante ainda atentar para o cuidado dos idosos e das pessoas mais sensíveis à infecção pela COVID-19 , a fim de manter a saúde e a festividade de todos num evento tão grandioso para a vida dos noivos.

Necessidade das empresas investirem em parcerias de qualidade

Como as festas de casamento estão mudando

PHOTO BY BEN ROSELT ON UNSPLASH

Outra forma de entender como as festas de casamento estão mudando está relacionada à preocupação com o treinamento e o comportamento dos prestadores de serviços em eventos presenciais.

Dessa maneira, é importante perceber as demandas dos casais optarão optarem por serviços mais selecionados e que garantam o atendimento adequado nos limites dos cuidados sanitários que são exigidos nesse momento de pandemia. Para tanto, deve-se contratar serviços de Buffet mais exclusivos, com a presença de chefs de cozinha que zelem pelos cuidados com a alimentação, bem como pelos protocolos atuais de vigilância contra a COVID-19.

Trabalhar com parceiros que cumpram as normas de segurança é essencial para que a marca seja referência em atendimento de cerimônias de casamento cujos cernes sejam a qualidade e os cuidados atuais com a saúde.

O uso necessário da tecnologia

Ainda quanto aos pontos que demonstram como as festas de casamento estão mudando,  a opção por eventos mais intimistas e com limitações de convidados é um deles.

Entretanto, devemos atentar para o uso da tecnologia, posto que está cada vez mais comum o uso do computador para a participação segura e adequada de muitos que gostariam de participar da cerimônia de casamento, mas não podem, por questão de ser grupo de risco ou para evitar aglomeração.

Nesse caso, mesmo em cerimônias presenciais, é preciso escolher modelos de interação voltados ao uso de recursos inovadores de tecnologia, mas principalmente viabilizar a transmissão e participação em plataformas de reuniões on-line e em tempo real, destinadas aos convidados impedidos de comparecer ao evento.

Essa estratégia permite também que a cerimônia possa ser acompanhada em tempo real por amigos e parentes dos noivos que estejam distantes geograficamente, configurando-se uma boa maneira de mais pessoas interagirem num momento tão especial.

Necessário seguir as orientações das autoridades sanitárias

As flexibilizações que as autoridades estaduais estão definindo exigem o cumprimento de uma série de medidas de controles sanitários e que devem ser conhecidas.

Com base em protocolos das áreas de saúde, São Paulo emitiu o Plano SP, a vigorar a partir de 17 de agosto de 2021, que elimina a necessidade de fechamento de espaços e áreas de convivência, mas estabelecendo ainda alguns limites.

Permanece sendo exigido o uso de máscaras, quantidade máxima de lotação de 80% da capacidade do espaço, que deverá ter a capacidade definida em alvará de funcionamento.

Estabelece ainda que o limite de funcionamento do local tem de estar definido no alvará; consumo de comidas e bebidas realizado somente por pessoas sentadas; proibição de pistas de danças.

 

Agora você sabe como as festas de casamento estão mudando

Mostramos um panorama geral de como as festas de casamento estão mudando e a necessidade das empresas de eventos fazerem adaptações em seus modelos de negócios para se manterem com um diferencial competitivo frente a pandemia de COVID-19.

Importante ter como objetivo sempre a inovação nos eventos e acompanhar as tendências de mercado, para que o negócio possa ser sempre de sucesso.

Deixe um comentário sobre como as festas de casamento estão mudando. Confira nosso conteúdo.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39751 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...