7 dicas para escolher músicas de casamento

Está organizando um casamento e não sabe quais músicas irão tocar no dia do evento? Sabe como organizar um casamento de sucesso? Clique aqui e confira as melhores dicas para escolher músicas de casamento!

Publicado em 11/05/2018

Avalie este Artigo

Para muitos, um dos momentos mais importantes da vida é o casamento. E para organizar uma festa de sucesso é preciso ter uma boa música. Mas como escolhê-las?

Neste artigo falaremos tudo sobre a organização e a produção de um evento matrimonial e daremos as melhores dicas para escolher músicas de casamento. Confira sugestões incríveis a seguir!

Casamento

 

7 dicas para escolher músicas de casamento

Para um casamento ser um sucesso é preciso de um bom planejamento para que no dia tudo ocorra conforme o planejado. É um evento onde os noivos comemoram e compartilham a felicidade com amigos e familiares. Para que esse dia seja marcante, é preciso que seja agradável e que entretenha e emocione os envolvidos. Como sabemos bem, a música tem essa capacidade de chamar atenção e atingir bem na sensibilidade das pessoas. Portanto, a mistura entre casamento e música é algo imbatível e precisa estar em foco dos organizadores de eventos e cerimonialistas.

Organizar casamento

 

7 dicas para escolher músicas de casamento

Os passos mais importantes na organização e planejamento de um casamento são: definição da data e do estilo do evento, escolha do local onde ocorrerá a festa e a cerimônia (ambos podem ser feitos no mesmo local), decoração, lista de convidados e convites, comes e bebes (uma sugestão é contratar um buffet para casamento para os mesmos calcularem a quantidade de alimentos e de bebidas, principalmente a quantidade de bolo) e, uma das partes principais, a escolha da playlist (nesse momento o ideal é contratar músicos e DJ para festas.

Dicas para escolher músicas de casamento

A música é responsável por fazer do casamento um momento incrível, não somente para o casal, como também para os convidados. Uma boa trilha sonora preenche o local e traz um clima bem romântico ao evento, além de garantir sucesso para o seu casamento. Abaixo, listamos as mais importantes dicas para escolher músicas de casamento. Confira:

1.      História dos noivos

Uma das principais dicas para escolher músicas de casamento é o casal escolher a "sua música", aquela que marcou diversos momentos incríveis na vida e no relacionamento deles, assim como um encontro ou uma festa. Essa música pode ser uma das melhores opções para tocar durante a cerimônia ou até mesmo na primeira dança. É muito importante que tanto a melodia quanto a música sejam adequadas ao momento. Por isso é muito importante checar com bastante cuidado as histórias e as traduções de letras internacionais. Alguns ritmos podem até não ser adequados para tocar em igrejas ou templos.

2.      Verifique a acústica do local

Uma das dicas para escolher músicas de casamento é ter atenção ao local que ocorrerá a festa. Por exemplo, um espaço aberto requer uma estrutura de som diferenciada para que todos os convidados consigam ouvir a música.

3.      Procure músicos com antecedência

 

7 dicas para escolher músicas de casamento

 

Uma das principais dicas para escolher músicas de casamento é contratar músicos profissionais e que oferecem serviço de qualidade para garantir sucesso no dia. Para isso é muito importante pesquisar meses antes , procurar referências e até mesmo olhar o portfólio de cada um para conhecer o trabalho do profissional e se o agrada. Também é importante verificar se é possível personalizar a trilha sonora ao gosto dos noivos.

Antes da contratação é muito importante checar o histórico do músico para garantir de que tudo sairá como planejado ao executar as melodias escolhidas. Também há a opção de contratar cantores solo, coral ou instrumentalista. Caso você não encontre um que goste, procure verificar se a igreja não dispõe um operador de som para tocar as músicas durante o casamento.

4.      Reunião com o fornecedor

Uma das dicas para escolher músicas de casamento é realizar uma reunião com o fornecedor (DJ, banda, orquestra, etc.) para deixar claro o estilo do casal e enumerar os pontos mais importantes. Por exemplo, caso o casal não queira que toque um determinado estilo musical é preciso avisar ao profissional sobre essa escolha para que não ocorra nenhum constrangimento. Uma boa conversa pode ajudar na harmonia do evento, desde a escolha dos instrumentos que serão utilizados até mesmo na escolha das músicas.

5.      Quantidade de músicas

No casamento tradicional brasileiro, uma das dicas para escolher músicas de casamento é escolher de seis a dez melodias para cobrir cada momento especial, assim como a entrada da noiva, padrinhos, benção das alianças, entre outros. É muito importante prestar atenção na quantidade de músicas que serão tocadas durante o casamento. Procure conversar com os músicos ou DJs para definir quais e quantas músicas serão tocadas, peça dicas para criar a playlist de seu casamento.

6.      Músicas conforme o momento

Uma das dicas para escolher músicas de casamento é que cada faixa, ou conjunto de faixas, escolhida esteja de acordo com determinada etapa da cerimônia. Lembre-se de que cada momento constrói um clima específico daquela ocasião, aumentando a expectativa de todos os presentes e fazendo com que haja um clímax de emoções, seja no casal, seja em cada um dos presentes.

Tanto em uma cerimônia como na festa têm suas dinâmicas. Na cerimônia é recomendado incluir músicas mais suaves até a entrada da noiva. As damas e pajens exigem músicas mais descontraídas para combinar com a espontaneidade das crianças que abrirão o momento do casamento. Já na hora do noivo entrando na igreja, serão outras canções a ter destaque; assim como quando a noiva fizer sua entrada e, finalmente, na benção das alianças, a música necessita ser mais emotiva.

7.      Confira a infraestrutura

Uma das mais importantes dicas para escolher músicas de casamento é conferir o espaço, que será realizada a cerimônia. Dessa maneira, você evita imprevistos e problemas e garante que a música será audível, mantendo-se em um volume agradável. Caso tenha alguma dúvida, procure contratar um profissional para verificar todos esses itens para garantir que tudo seja um sucesso. Ou seja, acústica do ambiente, aparelhagem de som, microfonagem da banda ao vivo, se for o caso, são pontos indispensáveis a analisar quando da observação da melhor infraestrutura relacionada à parte musical de um casamento.

Gostou do artigo com 7 dicas para escolher músicas de casamento? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39239 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...